sexta-feira, 22 de julho de 2011

Reformas (política e agrária), Coronéis e currais eleitorais


No campo, as reformas (política e agrária) se encontram

Elvino Bohn Gass (*)



A população rural do Brasil, especialmente os trabalhadores e trabalhadoras rurais, ainda sente, cotidianamente, as mazelas do atual sistema político-eleitoral brasileiro. Na ausência do Estado e dos serviços públicos básicos, a população do campo é obrigada a viver na dependência da “troca de favores” com fazendeiros, usineiros, madeireiros, os quais, quando não submetem pela cooptação, ameaçam com as violências mais cruéis. Essa situação de atraso social e econômico é mantida e reproduzida por um sistema político-eleitoral que dificulta, especialmente, nos pequenos municípios do país, o debate político-eleitoral e a participação dos trabalhadores, seja como candidatos, seja como eleitores.



Mas durante os oito anos do governo do primeiro trabalhador eleito Presidente da República no Brasil, o Presidente Lula, começamos uma trajetória de mudança política. Os avanços da Reforma Agrária e, especialmente, de um enorme conjunto de Políticas Públicas dirigidas aos agricultores familiares, vem recuperando-lhes a esperança e auto-estima, de modo que, hoje, os trabalhadores do campo já não aceitam mais serem tratados como “os coitadinhos” da política. Acumulando as mais diferentes experiências de luta e organização nos movimentos sociais, comunitários, cooperativos, étnicos, partidários, etc., o povo pobre do campo no Brasil quer deixar de ser pobre e para isso quer participar mais e mais da política.



Os trabalhadores e trabalhadoras rurais querem, principalmente, tirar das mãos do latifúndio o controle do poder local e o controle sobre o uso dos recursos federais e estaduais que por força da imposição burocrática, vão para os Municípios mas acabam não chegando aos beneficiários de direito. O poder do latifúndio, contudo, não está só nas Prefeituras, mas também, nas Câmaras de Vereadores, no Judiciário, na Polícia e em outras formas de poder. Os pequenos municípios rurais muitas vezes contribuem com a votação de muitos Deputados Estaduais e Federais que defendem os interesses dos latifundiários. Derrotar o latifúndio nas Prefeituras é essencial, então, para mudar a composição do Congresso Nacional a favor dos camponeses.



Por isso, junto com a luta pelo avanço da Reforma Agrária, vai ficando claro a importância da luta pela Reforma Política. Por exemplo, a regra do financiamento público exclusivo da campanha eleitoral defendida pelo PT permitirá ao candidato e à candidata camponeses concorrer com os mesmos recursos financeiros que o fazendeiro. A regra da escolha dos candidatos em lista partidária pré-ordenada no sistema proporcional,com representação paritária de mulheres e corte étnico-racial permitirá que mais candidatos identificados com os trabalhadores e trabalhadoras do campo concorram nas eleições, diminuindo a influência e o poder dos candidatos do latifúndio.



Enfim, regras mais justas e democráticas nas eleições enfraquecem o poder dos “coronéis”, libertam os eleitores cativos dos currais eleitorais e contribuem para que o Congresso Nacional possa votar leis agrárias, ambientais e trabalhistas mais avançadas e progressistas.

Outras Palavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...