quinta-feira, 28 de julho de 2011

Convênios dificultam adesão de cliente idoso



Isso ocorre porque planos não podem recusar maiores de 59 anos e lei proíbe reajuste por faixa etária

Os idosos têm enfrentado dificuldades para contratar planos de saúde, mostra reportagem do jornal Folha de S.Paulo. 

Os convênios dificultam a adesão porque o Estatuto do Idoso impede que planos individuais sejam reajustados por faixa etária depois que o usuário completa 59 anos. Como, por lei, as empresas não podem se recusar a aceitar idosos, a tática tem sido dificultar a adesão deles.

A reportagem contatou dez corretores, dizendo que queria contratar um plano para uma idosa de 67 anos. Todos disseram que não poderiam vender planos da Amil, Medial, Dix, Unimed Paulistana e Intermédica, as maiores operadoras de São Paulo para planos individuais. Três disseram que não os vendem porque não têm comissão nesses casos. 

A reportagem contatou diretamente a Amil (que responde ainda por Medial e Dix). A atendente disse que a idosa tinha de marcar avaliação com médico da empresa. A data mais próxima para a consulta era em 40 dias. Na Intermédica, o atendente disse que ligaria de volta em até duas semanas. Quando a reportagem mostrou interesse em um plano para alguém mais jovem, o retorno foi no dia seguinte. 

Na Unimed Paulistana foi pedido número de contato, mas ninguém retornou. 

Luciana Dantas, do Procon-SP, diz que a prática é irregular. 

Operadoras negam veto 

A Intermédica reconhece não pagar comissão para corretores e diz que isso é para que o cliente contate diretamente a empresa e tenha melhor atendimento. A Unimed Paulistana informou que segue as normas da ANS. A Amil não se pronunciou. 
Mais velhos têm menos acesso a planos; prática é irregular, diz Procon 
sxc.hu

Destak Jornal

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