terça-feira, 5 de julho de 2011

João pessoa: ambulantes contra “bombados” da Prefeitura


Ambulantes fazem manifestação contra ação dos fiscais da Prefeitura



Às 15h desta segunda-feira (4), os comerciantes ambulantes de João Pessoa começaram uma manifestação com direito a faixas e carro de som no Parque Solon de Lucena, a Lagoa. O protesto é contra a ação dos fiscais da Prefeitura, que, segundo eles, agem com violência. No próximo dia 25, os ambulantes pretendem fazer um novo ato.

Os “bombados”, apelido que os ambulantes dão aos fiscais, são responsáveis por executar as ações da Prefeitura para garantir a livre passagem no espaço público, retirando as barracas dos ambulantes de locais em que a presença deles é proibida. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) já disponibilizou boxes em centros comerciais para relocação dos camelôs, mas, de acordo com a assessoria, a preferência deles é continuar na Lagoa.

Porém, a manifestação dos ambulantes não é contra a ação da Prefeitura e sim contra a forma que os seus agentes trabalham. “Queremos a paz com os ‘bombados’, que eles venham trabalhar de forma democrática e deixem desse abuso de poder”, disse o presidente da Associação dos Camelôs Itinerantes de João Pessoa, Luciano Gabriel. Ele explicou que os agentes tomam as mercadorias de forma violenta e que há boatos de que eles andam armados. No entanto, essa informação foi negada pela assessoria da Sedurb.

Os ambulantes pedem que as autoridades superiores a eles organizem a segurança. A assessoria da Sedurb, porém, afirmou que violência não é a orientação passada pela Secretaria e nem é a forma como os agentes costumar agir. Ela enfatizou, ainda, que os agente advertem os ambulantes três vezes antes de retirar o material irregular definitivamente e que as ações de maiores proporções são filmadas para evitar esse tipo de acusação.

Paraíba1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...