quinta-feira, 21 de julho de 2011

Brasil potência esmaga agricultores de países pobres


1.Angola:

Café sem compradores

20 de Junho, 2011

No Golungo Alto as fazendas este ano deram muito café e com qualidade. Os pequenos agricultores também conseguiram boas produções. Os esforços feitos para melhorar o cultivo estão a dar muito bons resultados.

O problema é que apesar de termos melhores vias e o comboio já chegar a Ndalatando, os compradores de café não aparecem e os preços são muito baixos. Quando chegar a próxima época das colheitas vamos ter de certeza uma diminuição da produção, porque muitos pequenos agricultores vão abandonar o cultivo do café.

Tenho conhecimento que as autoridades criaram um grande mercado na província do Uíge onde os camponeses têm garantias der escoamento total do café, a preços marcados pelo instituto. Essa medida fazia falta para o café do Golungo e Cazengo, que é dos melhores do mundo mas que não tem mercado.



Pedro Marimbala
Golungo Alto

Jornal de Angola



2.Brasil



Café: Situação Do Mercado, Desafios Da Atividade Para A Próxima Década E Produção E Consumo (1)

IEA.



O mercado internacional de café manteve a tendência de queda de preços. Na Bolsa de Nova York, o Contrato C, segunda posição, caiu 9,57% no período de 27/10 a 27/11/2000. No mesmo período o café robusta na Bolsa de Londres, segunda posição, apresentou uma queda mais acentuada, cerca de 13,15%. Assim, os cafeicultores, que esperavam uma reação dos preços internacionais, neste período do ano, em que o Brasil é o principal fornecedor do mercado, têm frustrado suas expectativas, uma vez que a melhoria do clima, com efeitos na safra futura, a crescente oferta de café do País, cujas exportações cresceram em outubro 17,25% em relação ao mês anterior, e o aumento da oferta de robusta têm deprimido o mercado internacional.

Instituto de Economia Agrícola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...