quarta-feira, 20 de julho de 2011

Água: bem público e apropriação privada: o que faz a AESA ?

ou, lucros privados, prejuízos públicos



1.

Barreiros estouram e bairros de CG são evacuados com urgência

Karoline Zilah

O estouro de três barreiros em terrenos particulares na tarde desta terça-feira (19) motivou o Corpo dos Bombeiros a emitir um alerta para vários bairros de Campina Grande devido aos riscos de inundação.



Conforme as primeiras informações repassadas pela corporação ao Paraíba1, como os barreiros nos arredores da cidade não suportaram o volume de água, escoaram para o açude de Bodocongó, que já está transbordando. As autoridades temem que a água destes açudes atinja bairros da zona urbana.



Os bairros mais prejudicados, caso a água escoe e inunde as ruas da cidade, são Bodocongó, nas proximidades da comunidade Vila dos Teimosos, Conceição e Rosa Mística. Por precaução, a região Ponto de Cem Réis, no Centro, chegou a ser interditada, os comerciantes fecharam as portas, mas a água não atingiu o local.



Como forma de evitar maiores prejuízos, policiais militares e bombeiros passaram pelas regiões pedindo que os moradores deixem suas casas e que os comerciantes fechem seus estabelecimentos, em busca de um local mais seguro. O trânsito também está sendo controlado.



Por volta das 16h30, a área do Ponto de Cem Réis começou a ser interditada e está sendo evacuada. Os estudantes da Escola Estadual Solon de Lucena, por exemplo, foram orientados a deixar o local. No local, houve bastante correria.



Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a Defesa Civil, pelo número 199. As ligações são gratuitas.



O mesmo tipo de situação já aconteceu este ano, quando comerciantes tiveram seus estabelecimentos inundados e residências desabaram. Na semana passada, um dos açudes da região rompeu, deixando muitos buracos e lamas, o que prejudicou moradores do Jenipapo.



Vários internautas também começaram a enviar mensagens pelo Twitter alertando sobre os perigos. Veja alguns dos relatos:

Paraíba 1



2.



Barragem particular rompe em Campina Grande; águas seguem para Bodocongó

Pollyana Sorrentino

A barragem de Genipapo localizada na cidade de Campina Grande rompeu no final da tarde desta terça-feira (19). O corpo de Bombeiros alerta que 3 bairros podem ser inundados. Desesperadas, várias pessoas abandonaram suas residências.

O repórter Morib Macedo, durante participação no Programa Balanço Geral (98 FM), informou que moradores das proximidades do açude de Bodocongó estão deixando suas casas após o alarme da Defesa Civil.

“Várias famílias estão deixando a localidade com seus pertences. Muitos tem medo que o pior aconteça”.

A AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) não monitora a barragem, tendo em vista que ela é particular.

Equipes do Corpo de Bombeiros estão retirando as famílias residentes do bairros de Bodocongó, Rosa Mística e Ponto de Cem Réis para evitar maiores problemas na localidade.

Algumas famílias relutam em acreditar que podem ser afetadas

Correio da Paraíba

3.

Temores não se confirmam e água chega sem força a bairros de CG

Barreiros estouram e bairros de CG são evacuados com urgência

Phelipe Caldas

A cidade de Campina Grande ficou em estado de alerta máximo e o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Município evacuaram parte dos bairros de Bodocongó, Vila dos Teimosos, Conceição e Rosa Mística depois que barreiros localizados nos arredores da cidade se romperam na tarde desta terça-feira (19). As autoridades temiam que a água antes represada invadisse com violência a cidade e provocasse mais destruição, mas no final das contas os riscos não se confirmaram.



A área próxima ao Canal de Bodocongó foi totalmente isolada e o trânsito suspenso. A operação de evacuação dos bairros provocou tumulto e correria na população amedrontada, mas depois do susto a administração municipal de Campina Grande justificou que toda a operação foi em caráter preventivo e que na hora da ação eles tinham que esperar pelo pior.



As chuvas continuam na cidade, mas pelo menos por enquanto foi afastado a possibilidade de um novo alagamento em grande escala, como aconteceu no final de semana. Mas o rompimento dos barreiros foi confirmado.



“Realmente houve o problema iniciado na região de Genipapo e a água até chegou ao início da cidade, mas longe de ter a mesma força que imaginamos ser possível. Que bom que estávamos preparados”, declarou Alex Azevedo, secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Campina Grande.



Ele disse ainda que a população poderia ficar tranquila, porque os riscos iminentes já não existem mais, mas ao mesmo tempo o secretário declarou que todos ainda precisam ficar em alerta. “A palavra de ordem nestes dias deve ser de mobilização e alerta. E assim devemos proceder”, concluiu.

Paraiba 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...