terça-feira, 12 de julho de 2011

Liberdade vigiada na Paraíba


Secretário diz que PB não está preparada para lei de pena alternativa; 3 mil podem ser soltos

Marília Domingues




O secretário de Segurança do Estado, Cláudio Lima, esteve nesta terça (5) no programa Rede Verdade da TV Arapuan e falou a respeito do novo código processual que deve liberar em torno de 3000 presidiários, e afirmou que a Paraíba não tem aparato suficiente para garantir a liberdade vigiada. Ele destacou também o avanço na segurança pública da Paraíba e mostrou números de apreensões de drogas e armas.

A respeito do código processual penal o secretário afirmou....


......que as leis são elaboradas para serem cumpridas, contudo do ponto de vista social ele vê a nova lei com preocupação. “E essa preocupação vem exatamente da libertação de pessoas que cometeram crimes”. Ele afirmou que no sistema de segurança pública não existe um bom controle.



O secretário informou que com essa lei, os crimes de até quatro anos, praticamente obriga o juiz a conceder a fiança. A solução para isso foi à utilização da liberdade vigiada, contudo o estado não tem aparato suficiente para garantir este tipo de liberdade.



Lima comentou que espera que o número de presos que serão libertados com essa nova lei, em torno de 3000, seja superestimado. Ele afirma que não há um número específico que é apenas uma estimativa.

Para o secretário, a policia já trabalha com dificuldades e afirmou que o efetivo é pequeno. “Embora o estado já tenha formado 450 policiais civis, contratou 138, mais 200 e pouco serão contratados agora nesse segundo semestre, que já estão concursados, falta só nomeação e posse”, diz.


Paraíba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...