terça-feira, 4 de agosto de 2009

Políticas sociais ajudam no combate à crise


Aos leitores do blog, recomendo a leitura do artigo "Crise e políticas sociais", do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, publicado hoje no Folhão. Com base em pesquisas recentes, Patrus mostra a importância das políticas do governo Lula desenvolvidas nessa área, e a contribuição destas para o combate aos efeitos da crise internacional no país.

Segundo o ministro, o menor impacto da crise no Brasil em relação aos demais países em desenvolvimento, deve-se "às boas condições macroeconômicas e às políticas sociais, que, dentre outros fatores, estão dando mais robustez ao nosso mercado interno, o que aumenta nossa capacidade de retomada de crescimento."

Afinal, estas políticas sociais "protegem o poder de compra das pessoas mais pobres, mantendo aquecido o mercado interno, o que ajuda diretamente as pequenas economias, barrando o ciclo da crise".

Pesquisas comprovam queda da pobreza

Para comprovar sua análise, o ministro cita o estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizado pelo economista Marcelo Neri, que informa: a crise atingiu principalmente os mais ricos e " entre janeiro e abril deste ano, houve uma queda de 8,7% na renda média individual das pessoas das classes A e B nas seis principais regiões metropolitanas em comparação com o mesmo período do ano passado".

Ao mesmo tempo, "a renda média das pessoas da classe C cresceu 3,9%. É a mesma parcela da população que em janeiro deste ano havia perdido para as classes D e E 11% de todo o crescimento que experimentou no governo do presidente Lula. Ou seja, foram muito menos afetados pela crise e estão com elevada capacidade de reação."

A queda da pobreza no país é também confirmada por outro estudo, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), que afirma: "em março de 2009, a taxa de pobreza ficou em 30,7% -1,7% menor que a registrada no mesmo mês do ano anterior. Para os técnicos do instituto, o aumento real do valor do salário mínimo e a rede de garantia de renda aos pobres contribuíram decisivamente para que a base da pirâmide social não fosse a mais atingida, como ocorria em outras crises econômicas."

Leia o artigo "Crise e políticas sociais" do ministro Patrus Ananias, publicado hoje na Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...