sábado, 8 de agosto de 2009

Lula defende transformar programas sociais em lei


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva arrancou aplausos da plateia do Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social, encerrado nesta sexta-feira, em Brasília, ao voltar a defender a criação de uma lei que torne permanente os programas sociais de seu governo, impedindo que eles futuramente sejam cancelados.

"Grande parte do que estamos fazendo neste País não é resultante da nossa cabeça, mas sim da nossa história, da nossa convivência com os movimentos sociais brasileiros. Todos aqui têm pelo menos uns 20 anos de experiência de se reunir, de falar mal do governo e de fazer pauta de reivindicação", afirmou o presidente, atribuindo o sucesso das políticas sociais às parcerias do governo federal com prefeituras e Estados. "Agora estamos conseguindo colocar parte daquilo, ainda não tudo, como programa de governo. E precisamos consagrar todas essas políticas numa lei para que nenhum engraçadinho possa destruir essas coisas."

"Nem eu nem nenhum ministro tem uma visão do conjunto de coisas que acontecem de políticas públicas neste País. Não é uma coisa, ou dois, são dezenas de coisas acontecendo em todo o País", comentou Lula, voltando a repetir que, ao fim de sua gestão, todo ministro terá que registrar o resultado de suas ações em cartório.

"Cada centavo aplicado, cada coisa feita no governo. A fotografia será registrada em cartório porque eu quero entregá-la ao próximo governo, às universidades, movimentos sociais e outros", afirmou Lula. "Acho importante deixarmos como legado um novo paradigma, pois assim a pessoa que vier depois terá que olhar e contar até dez, já que terá que fazer mais que nós fizemos. Caso contrário, terá uma vida muito curta no governo."

Citando programas como o Bolsa Família, Territórios da Cidadania, Luz Para Todos e outros, Lula disse querer universalizar o ensino público desde a pré-escola até o ensino técnico.

Repetindo várias vezes a expressão "é possível", Lula disse não ter dúvidas de suas prioridades. "Hoje estou convencido que é possível fazer muito mais do que fizemos. Nós não temos que ter dúvidas", concluiu o presidente. "Nordeste e Norte vão continuar recebendo proporcionalmente mais investimentos para que possamos tirar o atraso deste País. Isso precisa ser feito para que haja um equilíbrio."
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...