domingo, 16 de agosto de 2009

O PT da Paraíba tem mesmo que escolher entre Ricardo e Maranhão?


Diante do conflito interno do PT, posto a publico pelas declarações das lideranças fica a dúvida: quem o PT deve apoiar.
A primeira vista a polemica publica pode deixar a impressão de dilaceramento interno do partido. É um engano: a polemica e a disputa política sempre foram características deste que é o único partido que pratica efetivamente a democracia interna. Ninguém leva nada no partido sem vencer no voto.
Antes fossem assim os métodos dos demais partidos do estado. Infelizmente ainda não é assim.
Se a polemica é natural, as proposições dessas lideranças não são muito felizes. São preocupantes, embora superáveis.
Resumir a luta política interna, no momento, em torno da disputa entre apoiar Ricardo, Maranhão ou unir-se aos Cunha Lima demonstra limitação na compreensão das possibilidades reais do partido e a melhor estratégia de reforço do PT e das forças progressistas na Paraíba e no Brasil.
O PT não precisa e nem deve escolher entre Ricardo e Maranhão, pois todos os dois pertencem à base de apoio do governo LULA e da candidatura DILMA. O partido deve permanecer neutro nesta disputa que seja qual for o resultado beneficiara a Candidatura Dilma e o projeto petista.
Para retomar seu crescimento político na Paraíba, o Partido dos Trabalhadores deve retomar a escolha de um rumo próprio, trajeto este abandonado quando da primeira e infeliz escolha de entrar como força subsidiaria do PSDB dos Cunha Lima, Deste descaminho seguiu-se outra escolha equivocada, uma posição subordinada como força auxiliar do PMDB.
Abandonamos a escolha por identidade própria e uma estratégia acima de tudo autônoma, como força nova, alternativa real às oligarquias.
Nesta disputa que se aproxima o partido acertaria se optasse pela neutralidade; mais deve liberar seus filiados para que escolham livremente seu voto.. Um escolha pessoal dentro do campo de apoio à candidatura DILMA.
Quanto ao PT retomaria o posicionamento de reforçar a sua identidade própria, autonomia, e alternativa as oligarquias. Posicionamento que reforçou politicamente o partido na Paraíba enquanto durou.
Hoje, o PT não tem figura publica em condições de concorrer para ganhar o governo da Paraíba. Para o PT da Paraíba e nacional parece que o mais importante no momento é garantir espaço (junto aos candidatos do mesmo campo: PSB e PMDB) para obter vitória na eleição de um senador, Padre Luiz Couto preferencialmente e uma bancada maior de deputados federais e estaduais. Esta seria uma meta ambiciosa e possível. Um passo a frente no reforço do PT, outra vez como força autônoma e nova.. Não mais como força auxiliar dos outros. Não mais partido satélite.
Para a Paraíba e o seu PT seria um passo a frente. Para a política nacional, parece ser o que o PT nacional mais precisa: reforçar a bancada progressista no Senado Federal, que é onde reside hoje a maioria conservadora e maior obstáculo ao crescimento das forças progressistas.

João Pessoa, 16/08/2009
João Otavio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...