sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cinco mil lotam o Centro do Rio pela redução da jornada de trabalho


RIO - Diversas centrais sindicais e partidos políticos realizaram hoje uma passeata pela av. Rio Branco, no Centro do Rio. Os manifestantes - 2 mil, de acordo com a PM; 5 mil, segundo os organizadores - deixaram a Candelárioa ao meio dia, rumo à sede da Petrobras, na av. Chile. Duas pistas da Rio Branco foram fechadas, provocando grande engarrafamento. Guardas municipais e policiais militares acompanharam o protesto, que ocorreu sem incidentes.
A principal reivindicação do ato, de acordo com as lideranças presentes, é a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução salarial. Carlos Fidalgo, diretor financeiro da seção Rio da Força Sindical, explica que esta mudança poderia gerar até dois milhões e meio de novos empregos.
- A criação de novos turnos implica no aumento da produção, disponibilizando mais serviços e mercadorias e aquecendo a economia. Além disso, a redução da jornada beneficiará a Previdência Social, reduzindo o nível de estresse dos trabalhadores e, como ocnsequencia, as licenças e aposentadorias precoces.
Darby Yguyara, presidente estadual da CUT, ressaltou o alcance nacional da manifestação. "Todas as centrais sindicais do país estão envolvidas. Estamos juntos nessa luta contra a crise e pela manutenção do emprego". Questionado sobre o diálogo com as associações patronais e o empresariado, foi enfático:
- Não tem acordo com patronal. Nossa reivindicação já está na pauta do Congresso para ser votada.
308 votos são necessários para a obtenção, no Congresso, da redução da jornada de trabalho. A Força Sindical, articulada com o deputado federal Michel Temer (PMDB/SP), promete "invadir Brasília toda semana, visitando os congressistas e pressionando pela aprovação do projeto", disse Carlos Fidalgo.
A manifestação começou a se dispersar por volta da uma e meia da tarde, com um ato na av. Chile, próximo à Petrobras e ao BNDES.

Angelo Cuissi, JB Online
15:03 - 14/08/2009
________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...