segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Um Conselho para o patrimônio arquitetônico de João Pessoa


Milanez defende que o Município retome os prédios antigos e propõe criação de conselho para avaliar a questão

O vereador Fernando Milanez (PMDB), líder da oposição na Câmara Municipal de João Pessoa, pretende realizar sessão especial para discutir, com o Ministério Público, Curadoria do Patrimônio, intelectuais, movimentos culturais, Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (IPHAN), técnicos da Prefeitura e do Governo do Estado, que atuam na área, a situação hoje dos prédios da Capital que foram tombados como patrimônio histórico. Ele defende, inclusive, a criação, urgente, de um Conselho para avaliar o caso.

Milanez voltou a denunciar que vários prédios antigos, principalmente os localizados no centro da cidade, encontram-se em ruínas e servindo, em sua maioria, como ponto de venda e consumo de drogas, além de prostituição. Ele citou, como exemplo, uma residência antiga e tombada pelo patrimônio histórico, que fica em frente à Câmara dos Vereadores, na rua das Trincheiras. “O prédio é antigo, tombado e está em ruínas há muito tempo”, conta.

 O peemedebista propõe que a Prefeitura, através da Procuradoria Jurídica do Município e com o apoio do Ministério Público, reveja a venda desses monumentos históricos, tente negociar, pelo menos no mesmo valor com os atuais proprietários para que esses prédios, legalmente, passem a fazer parte de anexos dos poderes constituídos, sejam restaurados e voltem a integrar os bens culturais da cidade de João Pessoa.

“A grande maioria das residências e prédios antigos, tombados como patrimônio histórico e cultural de nossa cidade, está em ruínas, alguns correm o risco de desmoronar, a qualquer momento, e ninguém toma providências. Precisamos fazer um movimento, com os verdadeiros artistas da cultura local e intelectuais, para alertar e tentar sensibilizar as autoridades sobre a gravidade do problema”, declara.

Fernando Milanez denuncia, ainda, que há um enorme descaso dos Poderes com áreas antigas da cidade, como o Pavilhão do Chá; a Praça Três Poderes, onde fica o Palácio da Redenção, Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça; as ruas General Osório, Cardoso vieira, Maciel Pinheiro, Trincheiras, entre outras. Ele sugere o nome do renomado escritor e historiador, Gonzaga Rodrigues, para liderar um Conselho que avalie e discuta, com a sociedade pessoense, a situação dos prédios e áreas antigas de João Pessoa.


Paraiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...