sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ministério Público Federal e a termoelétrica de Campina Grande, Paraíba.




MPF debate possíveis impactos causados por instalação de usina em CG


Com MPF

O Ministério Público Federal (MPF) em Campina Grande se reuniu nesta quarta-feira (25) com Organizações Não-Governamentais ligadas ao meio ambiente para discutir os possíveis impactos causados pelo funcionamento de uma termoelétrica no município. No encontro, foram apresentados o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) referentes ao projeto de implantação da usina.

A audiência, recomendada pelo MPF no final de março, e convocada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), foi realizada na Teatro Rosil Cavalcanti, no Centro de Campina Grande. A recomendação da audiência surgiu em virtude da não apresentação prévia dos dois documentos – o EIA e o Rima – à sociedade, para garantir participação popular na discussão do projeto. A empresa responsável pela construção da usina é a Borborema Energética S/A.

Os documentos que compõem o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente da implantação da unidade termoelétrica em Campina Grande estão disponíveis ao público nas unidades da Sudema em Campina Grande e João Pessoa. O site do MPF também disponibiliza os documentos.

Poluição 

Em 2010, a Procuradoria da República em Campina Grande instaurou Procedimento Administrativo, a partir de representação, visando apurar eventuais irregularidades no procedimento de licenciamento ambiental concedido pela Sudema para implantar uma usina termoelétrica em Campina Grande com potência de 164 MW. Conforme a representação, será utilizado para queima de combustível OCB1, altamente poluente, quando poderia ser utilizado combustível biodiesel assegurando-se a sustentabilidade ambiental.

Paraíba 1

Um comentário:

  1. Veja esta noticia da cidade de Sapeaçu BA – localizada no Recôncavo – e que tem apenas 16.239 habitantes – ... http://www.diabahia.com/noticia/461/empresa+desiste+e+sapeacu+se+livra+de+termeletrica+poluente ... é sobre termelétrica movida a OCB1 e seria instalada a apenas 2 Km da cidade de Sapeaçu BA – localizada no Recôncavo ... o mesmo caso de Campina Grande ... moramos aqui no bairro da Prata, perto da Igreja do Rosário, a apenas 8,1km de distância da termelétrica ... também vai nos atingir, todos nós!!!

    Leia este relatório bem didático feito pelo Doutor em química analítica, prof. Fábio Santos ... http://pt.calameo.com/read/000690009a8b6a04a832a que o Ministério Público se baseou para impedir que a termelétrica funcionasse a apenas dois quilometros da cidade utilizando o combustível OCB1... Este caso é igual ao de Campina Grande onde os bairros do Ligeiro, Catolé de Zé Ferreira, Conjunto do Ipep estão todos nesta distância de 2 quilometros, mas vai nos atingir também, mesmo eu que fico a 8,1 km de distância ...

    COMENTE e compartilhe este link que fiz no Facebook para alertar a população de Campina Grande que não está sabendo de nada ... não estou tendo espaço na imprensa campinense... https://www.facebook.com/posted.php?id=100001553711790 ... é importante fazer um comentário e conversar com outras pessoas, pois a mídia não está dando espaço !!!

    Estava muito nebuloso, sem transparência... até o Ministério Público Federal ser acionado ...http://www.prpb.mpf.gov.br/news/mpf-convida-sociedade-para-audiencia-publica-sobre-termeletrica-em-campina-grande, lá você pode ver o relatório EIA/RIMA que deveria ter sido discutido com TODA a comunidade!! Não vi nenhum vereador de Campina Grande na Audiência Pública Extraordinária, e que só foi realizada por causa do Ministério Público Federal!

    Converse com seus amigos, precisamos nos mobilizar, URGENTE!! Falta apenas a última licença, a empresa já tem duas e a Audiência Pública seria pra ratificar a terceira licença, a de Licença de Operação!!! População não tá sabendo de nada... Tentei falar na imprensa, mas não me deram tanto espaço!!! Para alertar a população de Campina Grande estou usando o facebook, Orkut, twitter e e-mail, tanto que meus e-mails estão caindo na caixa de spam!!! COMENTE E COMPARTILHE O LINK!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...