sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Trabalhadores que votam na direita

Periferia, cansada do mais do mesmo, quer mudança

Para refletir . Belo texto , talvez o mais elucidativo sobre por quais caminhos foram as classes trabalhadoras nesta eleição ! Um refresco no Fac!

Essa é a foto do boletim da seção eleitoral em que fui mesária. Ela não fica nos Jardins, nas Perdizes, no Morumbi... fica na Brasilândia, periferia, CHEIA de nordestinos, reduto histórico do PT, onde pululavam CEB's, região lembrada por virar grandes eleições para o PT, como a da Erundina para a prefeitura de São Paulo.

Não vi playboy votar lá e nem a classe média que quer ir para Miami. Vi jovens trabalhadoras e trabalhadores, com filhos, mulheres, homossexuais, negros e negras em maioria. A maioria estava cansada do mais do mesmo, e enxergam o PT como mais do mesmo. Estão errados? Não nisso. E sim, por acreditar que o PSDB pode ser essa mudança.

Por isso, pessoal de "esquerda" que votou no PT contra a direita, contra a elite, contra o retrocesso, contra aqueles que não sabem história, contra quem é contra bolsa-família, contra os anti-pobres e etc.... CUIDADO!!!

Esse discurso "O povo ganhou" isola essas pessoas do debate (que votaram no Aécio por ingenuamente acreditarem que ele era uma opção mudança), como se elas fossem invisíveis e não participassem ou pudessem participar da política...massa de manobra, gente desimportante, os ignorantes.

Esse é o pensamento elitista de "esquerda". Que une dois elementos reacionários em si (pq ajudam a reação, o atraso, a dominação da burguesia): 1) política se faz aguerridamente nas eleições, a cada dois anos, quando a burguesia deixa. 2) esses trabalhadores alienados não nos servem, estão com a direita, são manipulados.

Se vc pensar assim, de fato, faça muita festa pela eleição da Dilma...afinal, o máximo de mudança que iremos conseguir é isso mesmo...a história acabou, o mundo é uma merda e só resta o menos pior.

Agora, se vc acha que a luta muda a vida e acabou caindo de gaiato nessa polarização eleitoral, escolhendo o lado petista, saiba q acabou. O PT agora quer paz social (Dilma ontem na TV) e disse que chega de polarização, agora é hora de unir as classes, seja direita raivosa, elite vendida, esquerda libertária ou trabalhador.

Vc tem, então, duas opções: 1) ir para a casa dormir e deixar a classe trabalhadora querendo mudança cair no encanto dos setores mais direitosos e reacionários ou; 2) ir para a rua e organizar essa classe trabalhadora, propondo uma emancipação independente da burguesia e dos governos.

Eu vou de proposta 2. Essa classe trabalhadora organizada é o sujeito realmente CAPAZ de mudar o mundo, de trazer progresso de fato e de mudar a sua própria sorte.

Por isso, faço um convite: É hora de ORGANIZAR essa população por demandas concretas. Como é possível aceitar, ficar calado, sentado em frente ao PC (seja em festa ou em luto) enquanto temos racionamento de água na maior cidade do país? Venha organizar o novo junho pela água! É hora de re-estatizar a Sabesp sob controle dos trabalhadores e usuários! Água é um direito! Quem deve controlar a água é o povo e não os capitalistas e seus governos.

Paula Litcha

Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...