sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Moradores fazem protesto em frente a fábrica de cimento em João Pessoa

Grupo queimou pneus próximo ao Acesso Oeste. Empresa diz que vai melhorar a eficiência dos sistemas de filtro.

G1 PB

Moradores da Ilha do Bispo, em João Pessoa, reclamam da poeira de cimento que se acumula nas casas (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Um grupo de moradores da Ilha do Bispo, em João Pessoa, realiza na manhã desta quarta-feira (29) um protesto em frente a uma fábrica de cimento. O grupo impede a passagem de caminhões para dentro do terreno da fábrica e tocou fogo em pneus próximo ao viaduto do Acesso Oeste. Com a mobilização, os veículos estão se acumulando na via que dá acesso ao local e o próprio Acesso Oeste também está interditado.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Ilha do Bispo, Manoel Pereira, o protesto é contra a poluição do ar provocada, segundo ele, pela poeira de cimento que sai das chaminés da fábrica. O problema, segundo ele, é antigo. “Tenho 44 anos e toda vida morei aqui. Se tirar um raio X do meu peito vai encontrar uma pedra de cimento e não um pulmão”, reclama, destacando que há dois anos o problema se intensificou. Os moradores levaram sacos com porções de cimento que, segundo eles, foi recolhido nas casas da região.

A InterCement esclareceu, por meio de nota à imprensa, que estão em andamento diversas ações que viabilizam a melhoria da eficiência dos sistemas de filtro já programada para os próximos dias, conforme cronograma anteriormente previsto e informado à comunidade. A InterCement ainda reiterou que, além de respeitar parâmetros internacionais de segurança e atender a legislação ambiental, desenvolve programa específico com canal de comunicação exclusivo para a comunidade da Ilha do Bispo. Na Secretaria de Meio Ambiente do município, as pessoas responsáveis estavam em reunião.


Facebook Marco Vidal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...