sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Ruas e Urnas: formas de participação política


Ivana Bentes

Ampliar a participação! Enquanto a direita diz que estamos entrando na era do "bolivarianismo tropical" com Dilma reeleita, certa esquerda coloca todo e qualquer retrocesso na conta do governo, de forma igualmente redutora. A direita acreditando que representação é um "cheque em branco" que você assina nas eleições e lava as mãos.

Certa esquerda fazendo o discurso da sacralização das ruas, como se sozinhas, as ruas e movimentos, pudessem derrotar as forças obscurantistas mais arraigadas que especulam contra a vida. 

A real é que não se trata de escolher entre as ruas ou as urnas, mas ruas e urnas e mais centenas de ações, práticas e movimentos autonomistas e autogestionados contra o retrocesso. 

São muitas as formas de participação! Encontro de articulação para definir ações de defesa do Plano Nacional de Participação Social. 

Para fazer o embate com uma direita anacrônica que acha que estamos a esquerda demais e para uma esquerda que acha que ainda estamos muito a direita. É preciso uma virada de imaginário para sair desses dualismos. 

Ruas e Urnas é o nome (provisório) da coletânea que estamos organizando com a Azougue Editorial e Sergio Cohn com análises que vão de Junho de 2013 até as eleições de 2014.

E da teoria a prática, nesta sexta, dia 31/10 as 20h, no Pontão da ECO/UFRJ, no Campus da Praia Vermelha tem encontro sobre o Projeto de Participação Social ameaçado por parlamentares conservadores. Todos convidados! Proposta do Hanier Ferrer , da Agência de Redes Para Juventude Confirme aqui: https://www.facebook.com/events/1556426304587237/


Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...