terça-feira, 28 de outubro de 2014

Brasil Partido ?


Ivana Bentes

A insistência em um discurso da partição, do muro, do dualismo, do binarismo, do Brasil "partido" pós eleições é um grande equívoco e não explica essa eleição de 2014. Vimos pessoas que migraram do ativismo de Junho de 2013 ao voto em Aécio Neves. Vimos uma população que criticou as ruas votar em Dilma. Vimos a oposição (em geral fratricida) formar um campo de esquerda solidário sustentando as encostas para evitar a enxurrada conservadora que desce destruindo o construido! Vimos uma real politização da disputada Classe C (a classe dos "batalhadores" sem partido, ou desorganizados) se posicionando claramente em defesa das suas conquistas, refletidas no dia a dia. Vimos essa mesma classe C identificada com os valores conservadores do racismo, preconceito, moralismo. 

Vimos a expressão assustadora de uma classe média raivosa e anacrônica, repetidora dos clichês mais primários construidos pela Midia-Estado. Um "ódio ao PT" identificado como ódio aos pobres, nordestinos etc. Vimos a defesa da elite dos seus privilégios e uma esquerda perguntando "onde erramos"? Vimos os que se abstiveram, anularam e se retiraram taticamente do jogo, por exaustão, recusa, repúdio das regras do jogo.

Não tem Brasil partido nenhum "pós eleição", tem uma constelação de interesses e desejos querendo se expressar e fluir. Temos inclusive novas configurações de forças para alem das partições clássicas, que não deixam de existir, mas que não explicam os novos sujeitos do discurso político que emergem. Sigamos atentos para potencializar e politizar, organizar e construir movimentos, coletivos, organizações, bases menos maniqueistas e dualistas. Redistribuir riquezas e não aprofundar o fosso. A partição binária (naturalizar ricos e pobres, opor paulistas e nordestinos, gyas e heteros, etc) não serve a ninguém. É mais um "meme" e uma narrativa redutora, polarizadora e conservadora!

P.S. Vejam o Mapa das eleições muito mais mesclado e instável que o "muro" que querem erigir http://jornalggn.com.br/noticia/o-mapa-das-eleicoes-por-thomas-conti#.VE48B3u-PEQ.facebook


Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...