sexta-feira, 5 de julho de 2013

Protesto por "mais cultura"


Cerca de 300 pessoas reivindicaram maior investimento na cultura local, melhores condições de trabalho aos motoristas de transporte coletivo e passe livre.

Beto Pessoa; Kleide Teixeira


Protesto por mais cultura e passe livre se uniu à manifestação dos motoristas de transportes coletivos.  
Manifestantes de vários movimentos sociais ocuparam as ruas do Centro de João Pessoa durante toda tarde e início da noite de ontem.
Cerca de 300 pessoas reivindicaram maior investimento na cultura local, melhores condições de trabalho aos motoristas de transporte coletivo e passe livre irrestrito nos ônibus para estudantes, desempregados e famílias de baixa renda.

Por volta das 14h30, manifestantes concentraram-se na Praça Rio Branco, localizada no Varadouro, e seguiram rumo à Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, onde foi entregue um relatório com reivindicações ao secretário Chico César, que já esperava os participantes do protesto na porta da secretaria, em frente à Praça Dom Adauto.

Entre as exigências recebidas pelo secretário, estão a criação de lei de isenção fiscal à cultura, criação de novos equipamentos culturais, reconhecimento da cultura dentro da educação, além da elaboração de um plano que contemple a produção artística da cidade.

O secretário de cultura Chico César apoiou os manifestantes e prometeu levar as queixas relatadas ao governador Ricardo Coutinho. “As manifestações são legítimas, temos ouvido a população e já avançamos em alguns pontos a cultura no Estado.

Nós queremos trazer vias de acesso à cultura, as pessoas estão nas ruas porque não podem mais esperar e eu já me comprometi entregar essas reivindicações ao Estado, mostrando a demanda das ruas”, disse.

Após entrega de relatório ao secretário, os manifestantes seguiram até a Fundação Cultural João Pessoa (Funjope), onde foram recebidos com portas fechadas.

O representante do Movimento Cultura é Prioridade André Antério disse que a falta de diálogo é um dos problemas que impedem as mudanças sociais exigidas pelos manifestantes. “Tentamos dialogar tanto com governo como município, mas em nenhuma das reuniões houve sinalização por propostas concretas. Eles não estão preparados para debater e propor respostas objetivas.

Apresentamos as reivindicações, mas nem o governador nem o prefeito estiveram presentes nas reuniões”, disse.

PAUTA CONJUNTA

De acordo com André Antério, a luta por investimento em cultura está diretamente ligada às questões de mobilidade urbana, que fazem parte das reivindicações do Movimento Passe Livre.

“Estamos relacionando a pauta da melhoria do transporte público com o direito a cultura. O cidadão hoje mal consegue ir e vir do seu trabalho por causa das tarifas abusivas e más condições do transportes. A luta é para que o cidadão tenha garantido seu acesso à cidade, que possa ir ao seu trabalho, como também ao museu e ao samba, com condições satisfatórias”, disse.

Em direção ao Terminal de Integração do Varadouro, os manifestantes ocuparam a Rua Cardoso Vieira, causando longo congestionamento, por volta das 17h, com veículos que vinham da Lagoa do Parque Solon de Lucena em direção ao Centro Histórico.

No caminho, os manifestantes encontraram com motoristas de ônibus que realizaram protestos em frente ao Liceu Paraibano.

Durante as manifestações não foram registrados incidentes.
Os dois grupos ocuparam o Terminal de Integração, onde o movimento foi finalizado. No local, os manifestantes reivindicaram a saída do atual presidente do Sindicato dos Motoristas do Estado da Paraíba Antônio de Pádua Diniz, a quem afirmam não representar a classe dos motoristas.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou contato com Antônio de Pádua, mas as ligações não foram atendidas. A assessoria de imprensa da Funjope, bem como o secretário executivo Maurício Burity, também não foram encontrados.

Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...