terça-feira, 16 de julho de 2013

OAB-PB, Senado e Estado discutem Lei da Execução Penal


A audiência acontecerá nesta terça-feira no auditório do prédio sede da OAB-PB, às 17h

OAB-PB realiza audiência pública

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB) realiza, nesta terça-feira (16), evento para discutir propostas de melhorias e reformulação na Lei de Execução Penal (LEP). A audiência acontecerá no auditório do prédio sede da OAB-PB, às 17h. A solenidade reunirá autoridades das áreas da Justiça e segurança pública, Poderes Executivo e Legislativo estadual, juízes da execução penal, OAB e a população pessoense.


A audiência também contará do advogado Carlos Aquino, membro da Comissão de Juristas formada pelo Senado Federal para revisão da LEP. O objetivo é “reunir suprimentos para o aperfeiçoamento da legislação pertinente e recolher propostas de melhorias para a execução da pena e melhoria para o sistema carcerário brasileiro e paraibano”.

O secretário geral da OAB-PB, Valberto Azevedo, disse que a Ordem pretende reunir elementos para encaminhar as propostas da comunidade paraibana ao jurista Carlos Aquino para a reformulação da LEP, em vigor no país há 28 anos, e que preconiza os direitos e deveres dos sentenciados; o equilíbrio entre a aplicação da pena e a gravidade do delito; e os custos do sistema prisional. Após a audiência, a Ordem designará uma Comissão Especial de Advogados especializados para idêntica finalidade.

De acordo com o advogado Carlos Aquino, as sugestões recebidas serão apresentadas durante a audiência pública. “Magistrados, advogados, promotores de Justiça, servidores públicos, comunidade e agentes envolvidos com a temática, além de outros profissionais da área jurídica podem se habilitar como participantes”, explicou.

Entre as propostas já encaminhadas pelo jurista Carlos Aquino estão: primeiro que seja emitida a competente certidão de antecedentes criminais e de atestado de pena a cumprir e obriga os estabelecimentos penais a prestarem informações periodicamente acerca de pessoas que neles se encontrem presas; e segundo mudanças no inciso XVI do art. 41 da Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984, que terá nova redação.

Na semana passada, Valberto Azevedo e Carlos Aquino se reuniram co o secretário estadual da Administração penitenciária, Walber Virgolino, para solicitar apoio do Governo do Estado a audiência e recebeu um resposta positiva do secretário, que se comprometeu em auxiliar a comissão no que for necessário.

Correio da Paraíba


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...