sexta-feira, 18 de março de 2011

Direitos // Potiguaras querem secretaria






O secretário-chefe do Governo do Estado, Walter Aguiar, recebeu em seu gabinete representantes do povo Potiguara na tarde de ontem. Uma comissão formada por 10 índios foi ao Palácio do Governo apresentar suas reivindicações. O secretário disse que o governador Ricardo Coutinho receberá o grupo em alguns dias.

Os índios potiguaras propõem ao governo a criação de uma secretaria especial para tratar das necessidades deles. "Precisamos de um órgão que nos auxilie, como já existem em outros estados brasileiros. Se não houver recursos para criar uma secretaria, que se crie uma assessoria dentro de alguma que já existe", afirmou o cacique José Ciríaco Sobrinho, um dos líderes da comissão.

O incentivo para a agricultura é um dos principais interesses dos caciques. Eles pedem apoio estadual para cultivar alimentos nos 35 mil hectares de terras de que dispõem e vender os produtos à Companhia Estadual de Abastecimento (Conab).

Walter Aguiar afirmou que o Governo do Estado está aberto à ouvir as demandas do povo Potiguara e que o governador Ricardo Coutinho deverá recebê-los pessoalmente dentro dos próximos 15 dias. Atualmente, a comunidade indígena na Paraíba está concentrada nos municípios de Baía da Traíção, Rio Tinto e Marcação, com 15 mil pessoas.


O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...