quinta-feira, 2 de abril de 2009

Presidente da Rússia pede fortalecimento de moedas regionais



Medvedev diz que não quer enfraquecer o dólar ou o euro, mas incentiva estudo de diversos cenários cambiais
LONDRES - O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, pediu nesta quinta-feira, 2, o desenvolvimento de fortes moedas regionais, que poderão servir de base para uma nova moeda de reserva global, possivelmente ligada ao ouro, informou um membro da delegação russa no encontro do Grupo dos 20 países desenvolvidos e em desenvolvimento (G-20).
Falando durante a cúpula do G-20 em Londres, Medvedev disse que a Rússia não planeja enfraquecer o dólar, a libra ou o euro, mas propôs que o Fundo Monetário Internacional estude diversos cenários cambiais. Esses cenários podem incluir ou uma ampliação da lista atual de moedas de reserva ou a criação de uma nova moeda global, a ser emitida por instituições de finanças internacionais.
Medvedev, que também afirmou que a crise global ainda não atingiu seu ponto mais baixo, citou o protecionismo como uma das maiores ameaças à economia global. Ele acrescentou que a Rússia fará tudo que for possível para evitar mais medidas protecionistas.
O presidente russo pediu ainda por mais transparência nas políticas de estabilização individuais dos países e coordenação mais próxima das políticas macroeconômicas. Ele disse que apoia a reforma do FMI e uma regulação mais acirrada de fundos de hedge e trustes e instituições financeiras.
Nathália Ferreira, da Agência Estado
quinta-feira, 2 de abril de 2009,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...