quarta-feira, 22 de abril de 2009

Gabeira manda mal, Luciana Genro manda bem


Pois é, vocês já viram o que o Gabeira andou aprontando. Pegou duas passagens aéreas que deveriam servir pra trabalhar e mandou a família passear. Que beleza. Comentários do sempre alerta Pedro Dória aqui.
Se eu disser que me choca horrendamente, é mentira. Pra começar, todo mundo sabe que essas verbas para viagem, paletó, moradia, alimentação e orgia sadomasoquista que os deputados ganham são salário disfarçado. Jamais me ocorreu que eles não usassem as verbas como eu uso meu salário, isto é, para fazer o que quiserem. Claro, é errado, mesmo assim.
Agora, me choca um cara que sabe que tem capital político acumulado por sua honestidade dar uma vacilada dessas. Indica falta de julgamento razoável, além de uma certa acomodação mental ao status quo.
Planejo tomar a mesma posição que tomei quando eclodiu o caso do Mensalão. Isto é, não fazer muita coisa. Pois:
1) Mais ainda agora do que na época, não vou deixar de votar em um cara por falta de ética para votar em candidatos que, com extrema dose de alucinada generosidade hiperbólica, eu descreveria como pelo menos tão picaretas quanto minha opção atual. E não vou deixar de votar, porque não tenho a mãe na zona. Se houvesse um Gabeira do B (bom, até tem um PTdoB, mas, enfim) com as mesmas posições, mas sem ter feito esta merda, eu votava nele. Mas não tem. Não vou, em protesto, votar no Picciani.
2) O PT perdeu pontos comigo na crise de 2005, o Gabeira perde pontos comigo agora, mas moralidade não é o único critério que informa meu voto. Novamente: se eu acreditasse que a redistribuição de renda, em 2005, ou o meio-ambiente e os direitos das minorias, agora, passariam a ser defendidos pelo outro lado, eu mudaria meu voto. Não seriam, por isso não mudo (pode ser que mude por outro motivo, claro).
3) Tal como em 2005, o escândalo é proporcional às expectativas que tínhamos com relação ao PT e ao Gabeira. O Rodrigo Maia também usou as passagens irregularmente, mas alguém se surpreende com isso? O sujeito tem todo o direito de votar no PFL, mas se disser que vota pela defesa da ética, pô, rapaz, eu tenho um carro usado pra te vender, muito bom, era de uma velhinha que quase nunca usava, e é customizado para parecer velho. Além do que, se o RM disser que não entendeu qual era a regra, eu acredito.
4) Essas expectativas que tínhamos, as formamos com base em outros episódios, em que os referidos personagens se comportaram bem. Não vou jogar fora essas histórias no meu cálculo futuro, só vou incorporar essa nova informação na coluna de débitos deles.
Enfim, uma merda. Mas é isso aí, criança, lá fora é um mundo de dor.
PS: ridícula a tentativa de colocar Luciana Genro, com quem não concordo em praticamente nada, no mesmo balaio do NãoPagão Aéreo. Não há dúvida de que os eleitores de Luciana Genro esperam que ela faça coisas como ceder sua passagem para Protógenes se manifestar. Se o Gabeira tivesse usado as dele para seringueiros perseguidos fugirem do Acre, ou para algum militante gay que tivesse passado a mão na bunda do Bolsonaro fugir (talvez com o Bolsonaro junto), eu estaria exultante.

Blog : Na pratica a teoria é outra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...