terça-feira, 27 de março de 2012

Secretários de Saúde não dão expediente, agentes não sabem onde é a secretaria



Ministério da Saúde discute em Patos programa que busca avanços na atenção básica


Representantes do Ministério da Saúde se reuniram na tarde desta segunda-feira 26 com apoiadores da macro III, que compreende municípios das regiões de Patos, Piancó e Princesa Isabel, evento ocorrido no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde. 

Um dos problemas citados na reunião, que entrará na pauta de discussões desta terça-feira 27 foi a escassez de médicos em inúmeras equipes do PSF na Paraíba, bem como a falta de comprometimento de muitos desses profissionais que não cumprem sua jornada de trabalho e a conivência de gestores municipais de saúde.  


A reunião, que contou com a presença Xênia Maria Felício, da SES, serviu como preparatória para o encontro desta terça-feira 27, quando acontecerá vasta discussão em torno do PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, cujo termo de compromisso assinado pelos municípios, eles se comprometem a trabalhar sete áreas estratégicas: saúde da mulher, saúde da criança, controle da diabetes e hipertensão, saúde bucal, produção geral, tuberculose e hanseníase e saúde mental.

Em contrapartida o MS transfere recursos para ser investidos em infraestrutura, reestruturação da atenção básica, qualificação profissional, para que a saúde disponha de um padrão de assistência compatível com o que está previsto no PMAQ, que atenda a necessidade da comunidade.

Um dos problemas citados na reunião, que entrará na pauta de discussões desta terça-feira 27 foi a escassez de médicos em inúmeras equipes do PSF na Paraíba, bem como a falta de comprometimento de muitos desses profissionais que não cumprem sua jornada de trabalho e a conivência de gestores municipais de saúde.

Para a apoiadora do Ministério da Saúde, Priscila Nunes, o MS está apostando bastante nos municípios que aderiram ao PMAQ e percebe o estímulo de muitos gestores. Enfatizou também que ainda é preciso maiores esclarecimentos e esses debates, a exemplo deste que acontecerá nesta terça 27 é um momento propício para se colocar as dificuldades, elencar propostas que viabilize o programa.

O gerente da 6ª Regional de Saúde, Davi Nunes, falou de sua preocupação com o fortalecimento da rede de atenção básica e da necessidade de se debater muito mais as propostas existentes nos termos de pactuação com os municípios. A representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems/PB) da macro Patos, lembrou que a situação é caótica em vários municípios, com registro de secretários que não aparecem para dar expediente, agentes que não sabem sequer onde funciona a secretaria de saúde de seu município, dentre vários outros motivos que precisam ser discutidos nessa proposta de reestruturação da atenção básica.


O apoiador José Leudo solicitou do Ministério da Saúde uma maior cobrança, fiscalização nos municípios, explicando que em diversos a saúde básica não funciona, os recursos são mal utilizados. Espera-se que no encontra desta terça haja avanços na construção do PMAQ. Dos 49 municípios que compõem a III Macro, nove não assinaram o termo de comprometimento de melhoria da atenção básica. A maior ausência é do município de Patos, ainda fora dessa rede. A representante das secretarias municipais de saúde da macro III, Márcia Lúcia, direcionou críticas à ausência constante de representantes da Secretaria de Saúde de Patos aos eventos que solicitam suas presenças.

Paraíba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...