quinta-feira, 22 de março de 2012

CTB na Paraíba denuncia ameaça de morte a sindicalista



O presidente da CTB Paraíba e do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos (SINFEMP), José Gonçalves, condenou a ameaça de morte dirigida ao sindicalista Raimundo Nonato do Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Patos (PA), na última semana. E denunciou as constantes violações dos direitos dos trabalhadores pelos empresários no município paraibano. 

Gonçalves pretende convocar uma reunião com todos os sindicatos de Patos, para declarar o apoio ao sindicalista, e pedir uma fiscalização rigorosa contra as construções que apresentam irregularidade no município de Patos.

“Vamos nos juntar a Raimundo Nonato, dando o nosso apoio a sua luta e exigindo das instituições, órgãos e das demais autoridades constituídas o cumprimento da lei em toda a sua extensão”, afirmou o dirigente sindical.

Para José Gonçalves, o movimento sindical e a sociedade em geral não podem aceitar ou permitir, em pleno processo democrático, quando se vive com o aumento das conquistas dos trabalhadores, que os descumpridores da lei, ainda façam ameaças aos que lutam e reivindicam no dia-a-dia o cumprimento integral dos seus direitos.

O sindicalista afirmou que os empresários de Patos estão acostumados a não cumprir as normas de segurança do trabalho, tais como uso de equipamentos coletivos e individuais; não assinam as carteiras de trabalho dos operários e, além disso, desobedecem as normas da construção civil, como colocar materiais no meio das ruas, construir em locais indevidos, alterar plantas iniciais sem autorização de instituições e órgãos fiscalizadores, dentre outros.

Outra falha apresentada pelo sindicalista diz respeito a pouca fiscalização por parte dos órgãos e instituições, especialmente pelo Ministério do Trabalho, que não dispõe de funcionários suficientes para cobertura de toda a área, passando pela prefeitura municipal, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e outros.

Mundo Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...