domingo, 4 de março de 2012

João Pessoa: Partido dos Trabalhadores versus Ricardo Coutinho



Porque o PT não deve ficar com o “coletivo” Ricardo Coutinho


Por que é preciso que alguém que lhe faça a crítica política.

Por que o “coletivo” RC, governo e tentáculos que buscam assegurar o poder em João Pessoa, necessita enfrentar a crítica política que somente ao PT cabe realizar, de posse de sua confiabilidade moral e política. O PT é o único partido que pode realizar a crítica das políticas das oligarquias tradicionais da Paraíba e ao mesmo tempo a crítica deste “projeto” que se pretendeu novo.

Uma grande fragilidade do grupo RC reside na sua estratégia de se apropriar-se ou subjugar os movimentos e demandas sociais. Cooptando algumas lideranças com cargos e benesses, os esteriliza, sujeitando-os, colocando-os a seu serviço. Vejam o caso do próprio PT. Quando isso não se viabiliza, ignora, destrata ou enfrenta o movimento ou categoria até quebrar sua espinha e desmoralizar, derrotando-os sem nenhuma consideração. Vide casos de policiais militares, professores e fiscais de renda.

Sua segunda grande fraqueza, onde a crítica o PT encontrará ressonância popular, é a falta de transparência. O RC da campanha eleitoral não é o RC governador da Paraíba. Quem é que sabia que ele iria fazer o que fez logo ao assumir o governo. ? Ninguém sabia que ele iria cortar salários, gratificações e demitir funcionários da maneira que fez. Ele faltou com a verdade, omitiu suas intenções. De uma certa maneira pode-se dizer que enganou e traiu a população da Paraíba. Que novas surpresas, um prefeito do “coletivo” estará reservando para João Pessoa ? De confiança sabemos que esse coletivo RC não é.

Sua terceira vulnerabilidade reside na sua falta absoluta de humanidade no trato do povo da Paraíba. A obssessão de RC pelo fazer (espetaculoso) não tem limites. Seus fins valem quaisquer meios. O que se chamou de “sanear as finanças do estado” foi feito às custas de sofrimento de milhares de paraibanos. Sem dó nem piedade. Custe o que custar.Tratou seu povo com uma ausência absoluta de sentimentos, como se fossem coisas inanimadas e não seres humanos, cidadãos da Paraíba, homens e mulheres.Tudo pelo objetivo final desse saneamento jamais explicado convincentemente.

Por ultimo e não menos grave, ha a profunda decepção dos muitos que acreditaram ingenuamente que RC representava o novo que substituiria os velhos costumes da política oligárquica de até então. Acreditava-se, na sua fase de campanha, que os velhos costumes de, no governo, demitir sumariamente funcionários identificados com adversários políticos e admitir só e somente seus correligionários iria desaparecer do cenário paraibano. Foi com imensa tristeza que vimos o governo RC imitar, talvez até em maior escala, o que sempre desqualificou a política na Paraíba. O clientelismo versão RC se não superou o que havia até então, manteve a tradição. Funcionário só se rezar pela cartilha RC. Do contrario está fora.

Esses são os pontos vulneráveis do governo RC e, por pertinência, da figura que vier representá-lo na campanha para a prefeitura de João Pessoa. Só o PT pode fazer a critica devida ao coletivo RC por nunca ter adotado esses comportamentos . Com essas críticas o PT pode não somente alavancar uma candidatura própria em João Pessoa, mas contribuir para o desenvolvimento político da cidadania paraibana, criticando os maus costumes dos governantes, desenvolvendo a democracia na Paraíba.

O governo atual da Paraíba, com o “projeto” que jamais se explicita porque talvez esconda um simples projeto pessoal de poder de RC, posto em execução pelo coletivo de um homem só, RC, não é novo, pois traz muito dos velhos costumes em seu seio.

E pode ser substituído por quem faça melhor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...