quarta-feira, 21 de março de 2012

Agricultores familiares protestam contra insegurança




Trabalhadores rurais ocupam BRs para protestar contra insegurança na zona rural


O deputado estadual Frei Anastácio (PT) registrou, no plenário da Assembléia Legislativa, sobre a mobilização de centenas de trabalhadores da agricultura familiar e assentados da reforma agrário estão realizando uma manifestação nas BRs, que dão acesso à região de Campina Grande, Brejo e Sertão, reivindicando mais ações de segurança para a zona rural da Paraíba.

A manifestação está sendo coordenada pelo Fórum das Organizações da Sociedade Civil em Defesa da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária, na Paraíba. “É bom destacar que em nosso Estado, a violência há muito tempo deixou de ser um assunto apenas dos centros urbanos. Todos os dias são notificados inúmeros casos de violência no meio rural.

Isso vem preocupando as organizações representativas dos agricultores e agricultoras, bem como os movimentos sociais e sociedade como todo”, disse Frei Anastácio.

Assaltos,furtos e assassinatos

O parlamentar acrescentou que são registrados diariamente, roubos de motocicletas, furtos de animais, implementos agrícolas, arrombamentos de casas e assaltos à mão armada. “O pior é que os assassinatos de agricultores se transformaram em episódios corriqueiros no mundo rural. A violência é ainda maior quando na família há pessoas aposentados, que se tornam alvo preferencial da bandidagem”, denunciou.

Frei Anastácio disse que tais fatos vêm disseminando um clima de medo e terror agravando o quadro de migração de agricultores para as cidades, tentando fugir da violência. O parlamentar destacou que no Território da Borborema, em municípios como Arara e Remígio, já existem comunidades inteiras desertas no período da noite.

Se não houver medidas urgentes e eficazes por parte das autoridades competentes para buscar inibir e frear esse quadro danoso, teremos uma situação ainda mais grave de abandono generalizado no meio rural Paraibano.

“Dessa forma, o Fórum das Organizações da Sociedade Civil em Defesa da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária faz as seguintes reivindicações:

Que Seja implantado urgentemente um Programa de Segurança Pública para o campo, que envolva o policiamento rural com toda estrutura e aparato como: automóveis, motos, cavalaria, capacitação, visando inibir a criminalidade na zona rural do estado; Que a polícia de inteligência seja designada para atuar no meio rural, como forma de identificar os envolvidos em delitos. E que sejam garantidas condições sigilosas para que se façam denúncias dos marginais infiltrados nas comunidades rurais”, relatou o parlamentar. 

Paraíba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...