quinta-feira, 21 de abril de 2011

Paraíba registra 16 conflitos por posse de terra só em 2010



Um relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT), divulgado nesta terça-feira (19), revelou que ocorreram 16 conflitos por terra na Paraíba, em 2010, envolvendo 1.276 famílias. A maior parte das disputas aconteceu no município de Barra de São Miguel (37,5%), localizado no Cariri paraibano. No ano passado, a Paraíba ficou entre os quatro estados brasileiros em que o número de acampamentos cresceram. Foram registrados mais três conflitos deste tipo, que reuniram 344 famílias. O Estado ficou atrás apenas de São Paulo (cinco), Goiás (cinco) e Pará (11).
O objetivo do relatório da CPT é documentar e analisar os conflitos que acontecem em diferentes contextos sociais no âmbito rural, envolvendo a luta pela terra, água e pelos direitos de trabalho e produção. As disputas são definidas como sendo as ações de resistência e enfrentamento pela posse, uso e propriedade da terra. No entanto, as ocupações e os acampamentos também foram classificados na categoria de conflitos por terra.
Segundo o levantamento, a Paraíba registrou oito conflitos por terra, cinco ocupações e três acampamentos, totalizando 16 disputas. A maior partes delas aconteceu em Barra de São Miguel. Nesta, foram catalogadas seis disputas, envolvendo 35 posseiros e 60 sem terra. Em seguida vieram Aparecida (Sertão), Santa Rita (Região Metropolitana de João Pessoa) e Uiraúna (Sertão), que registraram dois confrontos por terra cada.
PARAIBA 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...