terça-feira, 19 de abril de 2011

Paraíba: Cartaxo diz que governo ‘engaveta’ nomeação de diretores de escolas eleitos democraticamente

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT-PB) denunciou, nesta terça-feira (12), que o Governo do Estado está ‘engavetando’ a nomeação de diretores de escolas estaduais escolhidos por eleição em dezembro do ano passado. De acordo com levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep), recebido ontem pelo parlamentar, 86 escolas de 12 cidades estão oficialmente sem diretor já que os eleitos não foram nomeados. A maior parte (40) são escolas da Capital e, em segundo lugar, aparece Campina Grande com 13, seguido de Itaporanga, que tem sete escolas com problemas.

De acordo com lei estadual, os diretores de escolas públicas de cidades com mais de 25 mil habitantes devem ser escolhidos democraticamente pela comunidade escolar e uma lista com os nomes dos eleitos foi enviada pelo Sintep ao Governo do Estado desde fevereiro. Até agora, entretanto, ninguém foi nomeado. “A Casa Civil já está de posse da lista contendo todos os diretores e vice eleitos pelo voto direto pela comunidade escolar. Retardar a nomeação deles é, antes de tudo, um desrespeito ao processo democrático de escolha direta. Além do mais, cria-se uma instabilidade no ambiente escolar e, certamente, afeta o processo de aprendizado dos alunos. Estamos cobrando a nomeação imediata dos eleitos”, afirmou Cartaxo.

Em João Pessoa, escolas como a Escritor José Lins do Rego, CPDAC, Argentina Pereira Gomes e Audiocomunicação aguardam a nomeação de seus diretores. Em Campina Grande, importantes centros de ensino como o Elpídio de Almeida, Argemiro de Figueirêdo e Augusto dos Anjos estão na mesma situação. Em Itaporanga, há escolas como a Chagas Soares e a Padre Diniz cujos diretores eleitos não foram nomeados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...