quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Voto em Ricardo, porém....

Voto no Ricardo porque, tentando ser o mais racional possível, acho que é o candidato menos ruim. De certa forma representa um avanço em relação aos demais.

Não o admiro porem, de nenhuma forma. Pelo contrario, tenho muitas criticas ao seu comportamento autocrático além de profunda antipatia pelo seu caráter e temperamento.

Tive muita dificuldade de engolir a vil traição cometida pelo governador quando, recebendo Marina, criticou Lula e Dilma mesmo havendo acordo com o PT que estabelecia sua neutralidade na eleição presidencial. Foi uma traição burra e desnecessária. Bastava falar bem da Marina e de seus projetos. Mas ai emergiu seu caráter e a falta escrúpulos falou mais alto .

Deixei a raiva de lado para fazer a escolha estritamente racional. Votar no menos ruim. Não foi fácil não, esse é um exercício difícil, fazer prevalecer a razão, quando o coração e o estomago dizem não.

Mas não é isso o mais importante a ser dito do governador.

Ele proclama que trabalha para o povo da paraíba. Eu pergunto, que povo é esse? Serão os milhares de trabalhadores rurais ? Acho que não pois, para esses, além de oficiar uma missa solene no sítio de João Pedro Teixeira em homenagem ao grande lutador da reforma agraria, o governador não fez nada digno de nota. Por exemplo, no campo da reforma agraria. Zero.

Essa critica pode ser estendida. Que outros trabalhadores ele beneficiou? Os empregados dos serviços e do comercio ? Beneficiou em que e como? Os trabalhadores da construção civil ? Que receberam do governo ? Que eu saiba, nada.

Os funcionários públicos, quarto maior contingente de trabalhadores do estado, depois dos acima citados, esses nem é preciso dizer muito sobre como teriam sido beneficiados. Acho que, pelo contrario, foram prejudicados por Ricardo.

Portanto que governo popular é esse que diz trabalhar para a população mas que não se dedica a nenhum dos 4 principais grupamentos de trabalhadores do estado. ? Não é, definitivamente, um governo popular no sentido de estar voltado aos trabalhadores. Quem ele beneficia é uma questão ainda em aberto à ser melhor estudada. Talvez à ele mesmo, governador e seu projeto de poder personalista e autocrático.

Essa mistificação a respeito de quem seriam os beneficiários preferenciais do seu governo se revelou uma grande lorota para enganar desavisados e pretende atrair para si o rótulo, a fama, de defensor do povo, contrastando com os demais candidatos que estariam a serviço de outros interesses. Ricardo quer ser visto e reconhecido como o defensor do povo. Infelizmente, ficou só no discurso. Falso, como vimos. Como líder popular, que abraça as demandas do seu povo é uma fraude. Pelo jeito, nem sabe quais são os maiores grupos que compõem o povo trabalhador da Paraíba.

Mas sua maior falha, a mais grave, é a que comete enquanto auto proclamado democrata. Atuando no governo, o uso politico, em beneficio próprio, que faz do funcionalismo politico é um retrocesso em relação ao passado. A pratica de, chegando ao governo, demitir funcionários comprometidos com terceiros e contratar gente afinada com seu grupo, sob o pretexto de que são agentes políticos e sob esse critério, politico, devam ser escolhidos e contratados, é um atentado à democracia. É usar o aparelho de estado para favorecer o seu grupo e pode ser visto como compra de voto, na medida que garante emprego para quem se compromete com ele . No meu entender, crime eleitoral. Adicionalmente e nisso ganhou desgraçadamente a companhia da administração petista na capital, usa servidores para, praticamente a força, obriga-los a participar da campanha de seus candidatos.

Neste campo, o do uso politico da maquina publica, Ricardo inovou e deu eficácia a uma pratica ilegal que, tradicional na Paraíba, nunca teve tal envergadura e eficiência.

Apesar disso tudo, ainda assim, por falta de melhor alternativa, é o menos ruim para a Paraíba mesmo trazendo em sí uma renovada pauta de problemas a serem superados pelos paraibanos no futuro.

P.S. Bem estendido, votarei em Ricardo no segundo turno. No primeiro votarei em Antonio Radical, que fala dos problemas reais da população paraibana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...