sexta-feira, 18 de outubro de 2013

'Proposta orçamentária do governo compromete Defensoria Pública', diz Associação


A presidente da Associação Paraibana da Defensoria Pública, Madalena Abrantes, solicitou à Assembleia Legislativa a notificação do governador Ricardo Coutinho, para que adeque a proposta orçamentária do órgão à Lei de Diretrizes Orçamentárias. O pedido foi entregue ao presidente da Comissão de Orçamento da Casa de Epitácio Pessoa, deputado Raniery Paulino. 

Segundo Madalena, enquanto o orçamento destina 1,2 bilhão aos Tribunais de Justiça, de Contas, Ministério Público e Assembleia Legislativa, prevê apenas 55 milhões para a instituição Defensoria Pública, unidade orçamentária autônoma, responsável pelo acesso à justiça daqueles que não podem contratar um advogado particular - e não são poucos - sobretudo no interior da Paraíba.

"O mais grave é que o percentual proposto equivale ao que o governo do Estado vem repassando desde janeiro, reduzido em aproximadamente 1 milhão e 300 mil reais do valor aprovado pela Assembleia Legislativa", destacou.

Precariedade agravada

Segundo ela, caso a proposta não seja corrigida, serão agravadas as já precárias condições de trabalho humanas e materiais, além de comprometidas para 2014 ações previstas e aprovadas em projeto de lei aprovado pela própria Assembleia, voltadas àqueles que buscam a assistência judiciária gratuita, a exemplo da Defensoria Pública Itinerante, funcionamento de núcleos de atendimento, informatização de serviços e capacitação de membros da DP e servidores, dentre outras. Nesse contexto, ela destacou que de janeiro até setembro deste ano, foram atendidas pelo órgão mais de 130 mil pessoas carentes em todo o estado.

Para a presidente da APDP, a Defensoria Pública detém responsabilidade social constitucionalmente prevista, tão essencial à Justiça quanto o Ministério Público e não pode ser confundida nem tratada como uma secretaria de estado. “Nós estamos reivindicando um orçamento digno compatível com as metas e prioridades da Defensoria Pública. Somos um órgão autônomo, temos autonomia funcional, administrativa e financeira. Enviamos nosso orçamento para ser consolidado pelo Poder Executivo e ele foi reduzido. É um orçamento de R$ 71 milhões e foi reduzido para R$ 55 milhões, estando assim em desacordo com a LDO”, explicou, acompanhada de um grupo de defensores públicos.

Assessoria




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...