quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ribeirinhos cortam água de Cajazeiras


Manifestação deixa cidade sem água

Manifestantes invadiram estação de água da Cagepa no Açude Engenheiros Ávidos

Tatiana Brandão

Uma manifestação realizada por ribeirinhos do Açude de Engenheiro Ávidos, distrito de Cajazeiras, no Sertão do Estado, deixou a cidade sem água durante todo o dia de ontem. Eles invadiram a estação de água da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) do município e, em protesto contra a falta de água na região, exigiram que todo o abastecimento do município fosse interrompido, o que fez com que mais de 55 mil pessoas ficassem sem água nas torneiras. Até o fechamento desta edição, o abastecimento não havia sido normalizado.

De acordo com os ribeirinhos, há mais de 90 dias eles estão sem água e se mantêm com água de cacimbas, que estão se esgotando. “Além disso, a água que está chegando de carro-pipa é de péssima qualidade”, disse o pastor Aílton, que integra o protesto. Os manifestantes obrigaram os operadores da Cagepa a fecharem todas as comportas que distribuem água para a cidade e afirmaram que somente devem liberar a reabertura quando os órgãos competentes se posicionarem sobre a volta do abastecimento de água dos sítios próximos ao distrito e dos municípios de Gravatá e Nazarezinho.

O gerente da Cagepa de Cajazeiras, Cleudisman Alexandre, recomendou aos operadores do órgão que obedecessem à determinação dos manifestantes, mas ressaltou que com esta atitude os ribeirinhos estão tentando resolver o problema gerando um problema de maior proporção. “O problema é que a cada dia de comportas fechadas são pelo menos seis dias para que o abastecimento seja normalizado completamente quando as comportas forem reabertas”, explicou. Segundo Cleudisman, a medida pode gerar falta de água no Hospital Regional de Cajazeiras e no Centro de Hemodiálise, prejudicando pacientes.

Com relação ao problema dos ribeirinhos, ele informou que apenas a Agência Nacional das Águas e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas podem decidir sobre o assunto. A reportagem do Jornal da Paraíba tentou contato com as instituições, mas não obteve resposta.

Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...