sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Governador da Paraíba - MST : dialogo avançou

Governador aponta avanços em diálogo com MST

Durou quatro horas e meia a reunião mantida entre o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) e os representantes da Via Campesina, Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Palácio da Redenção. Ao final da conversa, Ricardo disse ter havido avanços e citou que compromissos estão pactuados entre a gestão estadual e os trabalhadores:

- Neste governo, tivemos mais de R$ 8 milhões do Cooperar, que é dinheiro nosso, investidos em assentamentos, na compra de tratores, em arranjos produtivos locais e ao mesmo tempo reconhecemos que queremos fazer muito mais. Agora, o Estado da Paraíba enfrenta dificuldades. Se os mais ricos têm dificuldades, imagine a Paraíba. Mas, no geral, avançamos porque o Estado vai atender o que é possível no que diz respeito à disponibilização de energia solar, perfuração de poços, parcerias com o Incra, caso o Incra disponibilize os recursos para nossa execução. O Estado também vai disponibilizar lotes empresariais e vamos pegar recursos dessa venda e investir na infraestrutura dos lotes dos assentados que não tiveram nem um metro de cano colocado e mais quatro lotes serão destinados para assentamentos coletivos. Não pensamos frontamente contrários. Pensamos igual em muitos pontos, mas em outro aspecto temos visões completamente diferentes.

Ao fim da reunião, o governador abordou a invasão ocorrida na última segunda-feira, 21, ao Centro Administrativo do Estado e disse que atitudes como aquela não seriam mais toleradas pelo Governo:

- Depois de vencida a pauta, eu disse com todas as letras que não poderia, como governador do Estado e diante de tantos investimentos, de ter recebido o MST em outras três ocasiões, aceitar aquele tipo de comportamento. É claro que alguns não concordam e eu respeito, mas é inaceitável. Ficou muito claro que não há mais espaço para isso. Evidentemente, cada um tem seu papel nisso e o meu é garantir o estado democrático de direito, o direito de ir e vir dos cidadãos. Infelizmente, tem gente no mundo político que fala em democracia, mas não entende que seu direito termina quando o do outro começa.

Um dos representantes do MST, Walter Alves, também disse que a reunião foi positiva:

- Foi uma reunião positiva. O governador atendeu nossos pedidos. Chegou o momento do êxito e temos a agradecer. Nossa pauta de 20 itens foi atendida. Em parceria com o Incra, as áreas serão desapropriadas. Na área do litoral, no acampamento Wanderley Caixe será feita uma vistoria em conjunto com o Incra... o governador atendeu todos os pedidos e vamos esperar que sejam implantados. O prazo é até março do próximo ano porque há projetos que têm alto custo financeiro.


Parlamento PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...