quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Água em Catingueira, PB: Irrigação, Animal ou Humana ?


Após interdição de BR por mais de 8h, Aesa convoca reunião, mas mantém abertura de comporta em Catingueira

Açude tem capacidade para 71 milhões de metros cúbicos de água e atualmente está com estoque de 13 milhões

Um dia depois do protesto de moradores do município de Catingueira que interditou por mais de oito horas trecho da BR-361, a Agência Executiva das Águas do Estado (Aesa) convocou uma reunião de emergência para explicar os motivos da abertura das comportas do Açude Cachoeira dos Cegos, que abastece a população local. A manifestação pedia o imediato fechamento das comportas.

O açude tem capacidade para 71 milhões de metros cúbicos de água e atualmente está com estoque de 13 milhões. Apesar de dispor apenas de 19,4 % de sua capacidade, o açude não corre risco de colapso segundo o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho. Ele não vê motivo para apreensão, já que o acionamento da comporta foi feito após estudo detalhado da situação.

“Não há risco de colapso em Catingueira. A vazão para o suprimento da cidade é de seis mil litros por segundo. Desta forma, o abastecimento do município está garantido até 2015. Nossos engenheiros avaliaram o cenário previamente e abriram a comporta para garantir a segurança hídrica de comunidades rurais ribeirinhas. Esta água é destinada exclusivamente para dessedentação humana e animal”, informou João Vicente.

Durante toda esta terça-feira, uma grande fila de veículos se concentrou em ambos os sentidos da BR361. Apenas ambulâncias, carros da área da saúde e pessoas com exames médicos em mãos tiveram autorização para passar pelo bloqueio. A manifestação tinha à frente uma comissão que foi formada pela própria população.

Os manifestantes disseram que são totalmente contrários à abertura da comporta, por conta da pouca água existente do açude que na avaliação deles será desperdiçada para irrigação e para o consumo de animais. Eles argumentam que essa ação da Aesa só atenderia alguns donos de fazenda da cidade de Emas.

Representantes da população de Catingueira não acreditam que a água será utilizada para o consumo humano em Emas. Alegam que o rio por onde passa a água estaria contaminado, devido ao grande número de animais mortos.

De acordo com o levantamento feito pela Agência Estadual, o volume liberado com a abertura da comporta é de 60 mil metros cúbicos por mês, valor considerado baixo se comparado com a média de evaporação em outubro, que chega a 724 mil.

“Está comprovado que o açude Cachoeira dos Cegos tem capacidade de atender a população de municípios vizinhos. O fato de ele estar em Catingueiras não significa que não possa auxiliar no abastecimento de Emas e Santa Terezinha. O reservatório foi construído pelo poder público para atender mais de uma cidade”, concluiu o presidente da Aesa.

Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...