sexta-feira, 18 de outubro de 2013

90% das cadeias do interior da PB não têm condições de funcionamento

Brejo do Cruz 


Luiz Couto destaca que 90% das cadeias do interior da PB não têm condições de funcionamento

O deputado Luiz Couto (PT) parabenizou a direção do Sindicato dos Servidores da Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (Sindseap), na pessoa do presidente Manuel Leite, "pelo trabalho e esforço em revelar a verdade sobre a situação de abandono nas cadeias, presídios e penitenciárias do estado".

A referência de Luiz Couto ao Sindseap teve como base uma nota pública, divulgada no dia 5 deste mês, denunciando que 90% das cadeias do interior paraibano estão sem condições de funcionamento.

Da tribuna da Câmara Federal, o parlamentar citou trechos do comunicado informando que 53 das 59 cadeias do interior não têm condições adequado para reabilitar os presos. Acrescentou que existem 79 unidades prisionais ativas na Paraiba, sendo 20 penitenciárias, onde vivem 8.897 encarcerados.

O parlamentar destacou que, de acordo com a nota, há uma situação de abandono nas cadeias, presídios e penitenciárias. "Estrutura física totalmente comprometida; superpopulação carcerária; efetivo de segurança insuficiente; faltam armamentos, serviços de revista íntimas, material de limpeza e higiene, água potável, espaço físico para acomodação dos agentes em plantão de 24 horas, instrumentos para comunicação, transportes para presos irem as audiências ou a atendimentos médicos. Infiltrações nas estruturas físicas, esgotos há céu aberto (causando mau cheiro insuportável), além das instalações elétricas, trazendo risco aos próprios funcionários são outros problemas constatados".

Luiz Couto salientou que, segundo o presidente do Sindseap - Manuel Leite, a cadeia de Brejo do Cruz é a pior do estado. "Ele afirma que ali não é lugar nem para se criar suínos", disse o deputado, ressaltando que essa situação é um motivo a mais para se veicular a verdade sobre o sistema penitenciário paraibano, "onde a reabilitação encontra-se cada vez esquecida e ignorada".

Paraíba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...