sábado, 28 de março de 2009

A tribo dos Fala-Mansa



Num delírio carnavalesco-antropológico, fantasiado de Lévi-Strauss comendo papagaio à passarinho num boteco dos nambiquara, menção honrosa em Originalidade Masculina no concurso do Clube Tamoio de 1973, registrei os usos, costumes, histórias e lendas dos Fala-Mansa, tribo aculturada que, infelizmente, vive entre nós. Só que disfarçada – daí a necessidade desta mui explicativa intervenção científica.

Transmitida pela tradição oral, ou melhor, sussurrada, geração após geração, a lenda de origem dos Fala-Mansa dá conta que os Deuses, reunidos num fim de tarde, exaustos de tanta fúria, nem se deram conta quando Dêxadíssu, um deusinho muito simpático e sorridente, criou uma nova estirpe de homens. Criou assim, como quem não quer nada, sem chamar atenção, e estes recém nascidos, todos muito simpáticos, já dizimaram duas populações vizinhas, cheios de gentileza.

Os Fala-Mansa são assim: nunca brigam com ninguém, detestam opiniões fortes ou qualquer tipo de conflito, mas são capazes de pequenos massacres, silenciosas chacinas, sempre em nome da cordialidade. Jean de Léry encontrou um pequeno grupo e, ao abraçá-los, percebeu que levava uma estocada. Se tivesse lido Otto Lara Resende, saberia que abraço e punhalada só se dá em quem está perto.

E os Fala-Mansa estão sempre por perto. São solícitos, quando possível fazem questão de enumerar pessoas influentes como seus amigos e costumam saudar o próximo com abraços acompanhados de uma esfregadinha nas costas do próximo – costume que foi incorporado e disseminado entre nós pelos estudantes de teatro e jovens atores em geral.

Se, depois de todas as tentativas de evitar, caem no meio de uma discussão, os Fala-Mansa só discordam gentilmente, quase pedindo desculpas por não compartilhar uma opinião. Têm horror a polêmicas de qualquer espécie. Seus rituais tribais são quase imperceptíveis e, quando menos se espera, já estão aboletados em cima de um muro.

Este ano estou pensando em sair de Fala-Mansa no carnaval. O problema é gostar da fantasia. Aí vocês vão ver: este blog vai ser só elogios, só paz e amor. Ao que vejo em volta, costuma dar certo. Pois um Fala-Mansa tem sempre um amigo para ajudar, não é?

Postado por: Paulo Roberto Pires | 19/02/2009 - 12:35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...