sábado, 21 de março de 2009

Fórum de Direitos Humanos divulga carta de apoio a Luiz Couto

Cidades
Sábado, 21 de Março de 2009 - 10h45

O Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos (FENDH), em nome de várias organizações da sociedade civil, encaminhou neste sábado (21) carta de solidariedade ao deputado federal Luiz Couto (PT).
Na nota, um dos coordenadores, Alexandre Ciconello, informa que o FENDH apela à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB para que envide esforços junto a Arquidiocese da Paraíba e a Dom Aldo Pagotto no sentido de que as funções sacerdotais do Deputado Luiz Couto sejam restituídas.
A decisão tomada pela Arquidiocese, segundo ele, fragiliza a posição pública do deputado no estado em um momento em que está sofrendo graves ameaças contra a sua vida.
CARTA À CNBB - CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
O Deputado Federal, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal e Padre Luiz Couto (PT-PB) foi proibido pelo Arcebispo de João Pessoa /PB de exercer ações relacionadas ao seu sacerdócio. A motivação foi uma entrevista onde o parlamentar teceu opiniões questionando o celibato, defendeu o uso de preservativos como medida de saúde pública e se posicionou contrário à discriminação e intolerância a homossexuais.
As organizações da sociedade civil abaixo relacionadas, diante do fato, vem expressar solidariedade a Luiz Couto e ao mesmo tempo protestar contra o ato que fragiliza e desqualifica a sua atuação como digno militante dos Direitos Humanos.
Além de unilateral, essa medida tem evidente conotação política e foi anunciada no exato momento em que o sacerdote e parlamentar sofre ameaças de morte por conta de seu corajoso trabalho como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou os crimes de grupos de extermínio do Nordeste.
Há nessa decisão uma clamorosa contradição com a Campanha da Fraternidade 2009, em que a Igreja Católica ressalta, muito apropriadamente, o tema da fraternidade e segurança pública. Esta atitude do arcebispo da Paraíba é injustificável, pois as posições de Luiz Couto nestes temas sempre foram conhecidas como parlamentar.
A punição representa um desgaste para a Igreja Católica, que acaba sendo vista como uma instituição antidemocrática e intolerante, que responde aos seus problemas a partir de critérios políticos e midiáticos.
Tendo em vista os desafios da atualidade, essa atitude representa um ato equivocado politicamente, demonstra uma distância e desconstituição dos valores evangélicos, como generosidade, tolerância, fraternidade e justiça. Sem dúvida estes valores são muito mais importantes e imprescindíveis para o ser cristão do que a perpetuação de dogmas e aspectos morais irascíveis e ultrapassados.
Os dogmas e a moralidade são influenciados por preconceitos que levam a ações que nada tem de fraternais. Os dogmas, por mais atrasados que sejam, são transitórios, os valores da cristandade, esses carregam a permanência e a universalidade.
Por isso é que nos dirigimos a esta Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB para que envide esforços junto à Arquidiocese da Paraíba e a Dom Aldo Pagotto no sentido de que as funções sacerdotais do Deputado Luiz Couto sejam restituídas e para que não haja retratação pública, pois não há do que se retratar. Essa atitude, mais do que tudo, é anticristã, fragiliza Luiz, podendo ser interpretada por grupos de extermínio como sinalização de que ele está abandonado pela Igreja neste momento de grave ameaça a sua vida.
Entidades que assinam esta carta de solidariedade ao deputado Luiz Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...