terça-feira, 3 de julho de 2018

“A Política como Negócio de Família”

Professor da UFCG lança livro sobre “A Política como Negócio de Família”
O professor Doutor José Marciano Monteiro está lançando um livro com o tema “A Política como Negócio de Família”. O livro foca na realidade paraibana. Trás o resultado de um estudo sobre a história recente da Paraíba (entre 1985 e 2015) que, como toda a região Nordeste tem com maior destaque a marca histórica da dominação do poder de Estado por famílias tradicionais. O autor evidencia o quanto as redes de parentesco continuam centrais na vida política local, mesmo com o processo da redemocratização do país.



Segundo José Marciano, o livro propicia uma significativa contribuição aos estudos clássicos sobre a relação entre política e poder familiar no Brasil. Ele analisa as composições entre o capital político-familiar e o capital econômico e cultural, relacionando família, parentesco e constituição das elites políticas no Estado da Paraíba.



O livro também é capaz de decifrar os complexos mecanismos que envolvem as novas formas de associação entre o poder local e o nacional e entre grupos familiares tradicionais e as formas modernas de organização do poder estatal, mostrando como Partidos Políticos, Lugares de Memória, o Tribunal de Contas, o Legislativo, o Executivo Estadual, e a Mídia são penetrados pelo domínio material e simbólico de famílias políticas.



Embora detendo-se sobre o Estado da Paraíba, por meio de uma rica análise, ele fornece ao leitor uma importante chave de leitura da política contemporânea brasileira, com suas novas formas de nepotismo político.



“É uma agenda de pesquisa que temos construído em parceria com a Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Rio de Janeiro, e a UFCG, que eu represento. Se trata de um estudo que investiga essas redes de parentesco no Poder Político e não só ele, também no Poder Legislativo, Judiciário e Executivo”, frisou.



Durante entrevista ao Correio da Manhã (Rádio Correio), o doutor José Marciano Monteiro, citou a família Cunha Lima, Maranhão, Motta, Vital do Rego, entre as famílias com histórico político no Estado.


Paraíba Todo Dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...