quinta-feira, 19 de julho de 2018

A sociedade está dividida entre os que exploram e os que são explorados


Valerio Arcary

Quem não sabe contra quem luta não pode vencer. Reacionários são hostis ao projeto de uma sociedade igualitária. Nós somos a favor. 


Defendem que o capitalismo funciona, as regras são justas, mas as pessoas decepcionam. Defendem que há muitos direitos e poucos deveres. Devemos dizer o contrário. Há muitos deveres e poucos direitos. 

As regras são injustas. Há que mudar as regras e defender as pessoas. 



A luta pela igualdade social é o que define uma identidade de esquerda. Em um alto grau de abstração, na dimensão teórico-histórica, ou programática, ser contra a desigualdade social é ser contra a propriedade privada. Ou, se quisermos, ser contra o capital, ser socialista. 

Acontece que uma campanha eleitoral não é um seminário filosófico. É um combate que se decide com ideias poderosas e simples. Devemos, portanto, bater aonde dói. Bater, impiedosamente, para sermos ouvidos. 

Reacionários são conservadores que defendem a preservação da ordem atual, e esse é o seu calcanhar de Aquiles. Porque acreditam que o maior problema do Brasil é a desonestidade, a delinquência e a corrupção.

Têm a percepção de que a sociedade está dividida entre as pessoas do bem e os outros. Não. A sociedade está dividida entre os que exploram e os que são explorados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...