quarta-feira, 1 de junho de 2011

Uruguai: Pres. Mujica aumenta impostos sobre latifúndios.






O presidente do Uruguai, José Mujica, anunciou que pretende aplicar maiores impostos aos proprietários de terra que possuem mais de 2 ou 2,5 mil hectares, com a intenção de aumentar a arrecadação para investir em infraestrutura. Segundo ele, o valor do hectare se multiplicou por nove nos últimos 20 anos, mas a Contribuição Imobiliária rural diminuiu.

Em visita a Buenos Aires em 27/05, o vice-presidente Danilo Astori elogiou o plano e disse que os produtores rurais poderão investir mais com a melhoria na infraestrutura. Tanto Mujica como Astori afirmaram que os detalhes ainda serão estudados junto com os ministros da Economia, Fernando Lorenzo, do Transporte e Obras Públicas, Enrique Pintado, e da Pecuária, Tabaré Aguerre. Mujica tornou o projeto público sem falar antes com os ministros.

Aguerre, que é produtor rural e não faz parte da Frente Ampla, mostrou desconforto e cogitou renunciar, mas decidiu permanecer no cargo após uma reunião com Mujica na noite de 26/05.

O presidente da Federação Rural, Miguel Bidegain, declarou que o governo quer aumentar a carga tributária sobre o setor “com o argumento fácil de repartir melhor lucros extraordinários que não existem”.

OPSA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...