sábado, 5 de junho de 2010

Lei obriga a construção de 93 mil bibliotecas em 10 anos




Para cumprir as orientações da lei sancionada no final de maio pelo presidente Lula, o Brasil terá de construir pelo menos 25 bibliotecas por dia. A meta a ser atingida em 2020 prevê que todas as escolas de ensino básico terão uma biblioteca instalada.

Cada unidade deverá ter no acervo um título por aluno matriculado, entre livros e materiais audiovisuais.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, a aprovação da lei foi um avanço, mas já enfrenta grandes desafios.

“É uma lei que precisa ser efetivamente colocada em prática porque a existência de bibliotecas nas escolas é fundamental para que a gente tenha uma educação de qualidade. Mas também é preciso que tenha pessoas que possam orientar a pesquisa dos alunos, além de se ter espaços convenientes para receber esses livros.”

Para tornar viável a construção de 93 mil bibliotecas em um prazo de 10 anos e garantir outros avanços, Franklin defende o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do país em educação. Hoje, apenas 4,5% das riquezas geradas são destinadas para esse fim.

“É preciso regulamentar o regime de colaboração entre os estados e municípios para que possa haver um trabalho integrado entre essas esferas de poder. Isso tudo precisa ser feito. É ousado, mas a educação precisa de pessoas ousadas e que esteja realmente sustentado em um projeto claro de financiamento.”

Em paralelo à construção de bibliotecas, há o desafio de se formar especialistas na área. Atualmente existem 20 mil bibliotecários no Brasil. Ou seja, apenas 10% da demanda

Radioagência NP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...