domingo, 20 de junho de 2010

Paraíba – Organizações e movimentos criam Comitê estadual para o plebiscito pelo limite da propriedade




A organização em torno do plebiscito popular pelo Limite da Propriedade da Terra – marcado para acontecer na semana da pátria, de 1 a 7 de setembro - vem dando passos importantes e mobilizando várias entidades e movimentos sociais por todo o país. Na Paraíba, entidades que fazem parte da Assembleia Popular já criaram, na última segunda-feira, dia 7, o Comitê que vai mobilizar e organizar o plebiscito no estado.

De acordo com Silvia Tavares, integrante do Comitê e da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

“as organizações e movimentos que compõem a Assembleia Popular na Paraíba já vêm em um processo de discussão e debate sobre a realização do plebiscito há meses”.

Silvinha ressalta que o objetivo é envolver cada vez mais entidades e movimentos para impulsionar e fortalecer as mobilizações no estado. “O primeiro passo foi dado, agora vamos nos empenhar para organizar os Comitês nos municípios e a ideia é que, no mês de julho, possamos fazer um lançamento estadual da campanha e do plebiscito pelo Limite da propriedade da terra” afirma.

O professor da Universidade Federal da Paraíba, Alder Júnior, que também acompanha as discussões na Assembleia Popular, reforçou a importância da ação e destacou que a temática não está relacionada apenas aos camponeses e camponesas. “O Limite da propriedade da terra está envolvido com outras temáticas que dizem respeito à construção de um projeto popular para o nosso país”, destacou. A devastação do meio ambiente, do solo, da água, o trabalho escravo e a violência contra os povos da terra, a pobreza no campo e na cidade, por exemplo, são consequências do modelo brutal de desenvolvimento para o campo, baseado no latifúndio.

Calendário de atividades - O Comitê de organização para o plebiscito já está construindo um calendário de atividades de formação e mobilização para os próximos meses. A próxima reunião acontecerá nesta segunda-feira, dia 14, em João Pessoa.

Outra ação já programada é o debate sobre o plebiscito, com entidades e movimentos sociais urbanos que acontecerá próximo sábado, dia 12, pela manhã, na cidade de Campina Grande (PB).

Página Eletrônica da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra - clique aqui.
Outras informações:
Silvia Tavares. Comissão Pastoral da Terra. Fone: (83) 9924-1472
Rafaela Carneiro. Assembléia Popular. Fone: (83) 8822-2397

Materiais do Plebiscito na página eletrônica da CPT Nacional:
- Abaixo Assinado da Campanha pela Emenda Constitucional que estabelece um limite à Propriedade da Terra
- Folder do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra
- Cartilha Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra
- Cartaz do Plebiscito pelo Limite da Propriedade

Comissão Pastoral da Terra - NE II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...