terça-feira, 29 de junho de 2010

Falta Defesa Civil em 60% dos municípios paraibanos



Jacqueline Santos

A catástrofe causada pelas chuvas que atingiram cidades em Pernambuco e Alagoas deixou esses Estados em alerta. Em meio às destruições ocasionadas pela força da natureza, uma equipe entra em cena. Trata-se da Defesa Civil. As coordenadorias estaduais e municipais colocam todos os esforços em ação quando a população está em risco. No entanto, embora o trabalho desse setor seja fundamental para a prevenção de acidentes, nem todos os municípios contam com o serviço.

Na Paraíba, segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em junho deste ano com dados referentes a 2009, somente 89 cidades contam com coordenadorias municipais de Defesa Civil, o equivalente a 39,9% dos 223 municípios paraibanos. O levantamento mostra ainda que em quase 60% dos municípios paraibanos não possuem pessoal capacitado para socorrer vítimas de chuvas, estiagens ou outras situações críticas, como abalos sísmicos e epidemias de doenças.

Isso significa que a população desses municípios terá que esperar intervenção do Estado ou de outros municípios que integram o sistema. Outras onze cidades possuem outro tipo de unidade da Defesa Civil, não especificado pelo IBGE. O instituto também não divulgou os nomes dos municípios que possuem e os que não posuem a Defesa Civil.

Mesmo que o IBGE mostre que a realidade do Estado, em 2009, era de apenas 39,91% das cidades paraibanas com acesso à Defesa Civil municipal, a Gerência Executiva de Defesa Civil Estadual, vinculada à Secretaria de Estado da Infraestrutura, garante que os números estão equivocados. Pelos cálculos do órgão, no mês de junho de 2010, as coordenadorias tinham sido implantadas em 209 municípios da Paraíba. Até o final deste ano, a meta é alcançar todas as 223 cidades. “Essa descentralização é fundamental, visto que diminui a sobrecarga para o Estado”, destacou o gerente-executivo da Defesa Civil do Estado, coronel Sinval Pinheiro.

A história da criação das unidades municipais de Defesa Civil começou em 1982. Antes mesmo da capital, a primeira localidade do Estado que passou a ter uma coordenadoria própria foi Cruz do Espírito Santo, localizada na Zona da Mata Paraibana, a apenas 25 quilômetros de João Pessoa. A iniciativa partiu pela necessidade do povoado nessa época, que sofreu consequências drásticas por conta da inundação causada pelas fortes chuvas que fizeram o rio Paraíba transbordar. Relatos de pessoas, que passaram pelo drama, apontam que as casas foram invadidas pelas águas, destruindo tudo.

A segunda unidade municipal da Defesa Civil da Paraíba foi formalizada, em 1989, em João Pessoa.Em 2006, foram criadas mais 32 e em 2007 e 21 novas unidades chegaram aos moradores de regiões interioranas. Segundo a Defesa Estadual, os municípios que ainda não contam com coordenadorias são: Borborema, Capim, Curral de Cima, Emas, Itapororoca, Logradouro, Pilõezinhos, Pitimbu, Santa Inês, São José do Bonfim, São José dos Ramos, Sapé, Serraria.

Conforme o IBGE, o Ceará possui 139 coordenadorias de Defesa Civil, o Piauí tem 90 e a Paraíba aparece em terceiro lugar com 89. Sergipe possui o menor número de coordenadorias de Defesa Civil. Ao todo, são 31. Neste mês, a gerência estadual reuniu coordenadores municipais para articular os trabalhos, caso haja necessidade de intervenção em áreas atingidas por enchentes ou desabamentos no inverno deste ano.

Pb 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...