sábado, 5 de junho de 2010

Município do Mato Grosso do Sul adota oficialmente o guarani


Mais uma cidade brasileira adota idioma nativo para atender parte de sua população

O município de Tacuru (MS) é o segundo no Brasil a adotar um idioma indígena como língua oficial – o primeiro foi São Gabriel da Cacheira (AM). Com a sanção do projeto de lei que oficializa o guarani, os serviços públicos de saúde e as campanhas de prevenção de doenças devem prestar informações em guarani e em português.

O nome Tacuru, é uma palavra em Guarani que significa cupim. O nome foi colocado pelos indígenas que habitavam a região. Existe duas versões sobre a denominação, uma é pelo fato de haver muitos cupins na cidade na época e a outra seria por causa do Cupim, nome de um corte da carne bovina, já que Tacuru era a Capital do Boi Gordo.

Um projeto de lei sancionado em 24 de maio de 2010 tornou o guarani uma língua oficial do município, ao lado do Português. Assim, Tacuru tornou-se a segunda cidade do país a adotar oficialmente um idioma indigena. Pelo projeto os serviços públicos básicos na área de saúde e as campanhas de prevenção de doenças neste município devem prestar informações em guarani e em português.

Além disso, o projeto prevê que a Prefeitura de Tacuru deve apoiar e incentivar o ensino da língua guarani nas escolas e nos meios de comunicação do município. É estabelecido também que nenhuma pessoa poderá ser discriminada em razão da língua oficial que faça uso e o respeito e a valorização às variedades do guarani, como o kaiowá, o ñandeva e o mbya.

Antes de Tacuru, a cidade de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas, havia sido a primeira no Brasil a ter uma língua indígena como idioma oficial, no caso três: Nheengatu, Tukano e Baniwa.

Diário Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...