terça-feira, 8 de junho de 2010

O Pantanal continua indo para o brejo



Não é só a Amazônia e o Cerrado que seguem perdendo vegetação por conta do avanço da agropecuária e do extrativismo.

Estudo da Embrapa junto com as organizações WWF, Conservation International, SOS Pantanal, SOS Mata Atlântica e Fundação Avina mostra que a região perdeu 12,4 mil km² entre 2002 e 2008. O pior ocorreu na parte de planalto – 86,6% da planície está preservada, contra 41,8% do planalto. Segundo a pesquisa, a pecuária bovina é ocupa mais de 40% da área de planalto.

E as perspectivas não são nada boas, haja visto que o governador do Estado André Puccinelli (PMDB) sonha em ver seu estado verdinho…de cana-de-açúcar (o que contrasta radicalmente com a proposta de mudar o nome dessa unidade da federação para “Pantanal”, aventada para atrair mais visitantes e aumentar as receitas oriundas do turismo ecológico). Vale lembrar que ele ficou irritado com o Zoneamento Agroecológico da Cana, divulgado pelo governo federal, que proíbe plantações em áreas do rio Paraguai – principal artéria da região. E, talvez para desopilar o fígado, perguntou durante um evento em setembro do ano passado, se o então ministro do Meio Ambiente Carlos Minc participaria da Meia-Maratona Internacional do Pantanal. Diante da resposta, bradou: “Eu o alcançaria e estupraria em praça pública.” Afe…

Há alguns anos, passei um mês no Pantanal fazendo uma reportagem sobre as mudanças que a região vem sofrendo – do desmatamento à contaminação dos cursos dá água por agrotóxicos da soja e do algodão oriundos das cabeceiras dos rios. Desde então, a cada vez que retorno, a situação piorou mais um pouco. Na busca pelo crescimento rápido, muita coisa está sendo alterada de maneira definitiva, colocando em risco o ecossistema, as populações tradicionais e o futuro do próprio desenvolvimento regional. Um bom exemplo é o assoreamento do rio Taquari, devido à agricultura irracional nas franjas do Pantanal, que causou um impacto irreversível, com repercussões econômicas.

Outras idéia que tem tudo para não acabar bem é o desenvolvimento do parque siderúrgico na região de Corumbá. Difícil acreditar que usinas se contentarão com o eucalipto de reflorestamento para produzir carvão e, conseqüentemente, ferro-gusa. O mais provável é que o ritmo de destruição da vegetação nativa aumente cada vez mais.

E o problema é suprapartidário, uma vez que o restrospecto do governo de Zeca do PT à frente do Mato Grosso do Sul não foi nada bom. Vale lembrar a batalha pela instalação de usinas de cana-de-açúcar nas beiradas do Pantanal. Batalha que teve pelo menos um morto: Francisco Ancelmo de Barros. Para protestar contra o projeto 170/05 do governo do estado que, na época, previa a instalação de usinas de álcool na região, ele ateou fogo ao próprio corpo no dia 12 de novembro de 2005.

A destruição do Pantanal e de seu entorno é mais lenta que a de outros grandes biomas, mas segue em um ritmo constante. Tal qual o ciclo de cheias e secas da região. O problema é que o desmatamento e a contaminação ambiental devem continuar por muito tempo. Já o ciclo das águas, que garante que o lugar seja único em todo mundo, não se sabe até quando aguenta.


Blog do Sakamoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...