terça-feira, 14 de novembro de 2017

Mais trabalho, menos direitos; o Brasil rumo à precarização total


BRASIL, RUMO À PRECARIZAÇÃO TOTAL: MAIS TRABALHO, MENOS DIREITOS

O que é "mais-valia"? Uma análise do impacto que a reforma trabalhista provocará no mercado de trabalho nos permite entender esse conceito de uma forma prática.

Claudio R. Duarte

O precariado permanente

O que está por trás dos projetos de reforma trabalhista e previdenciária é nitidamente a tentativa de redução do custo de reprodução da força de trabalho no Brasil visando ao aumento das taxas de lucros dos empresários. Business as usual: um retorno ao padrão de superconcentração de renda do capitalismo predatório brasileiro que sempre tivemos.


Ainda na campanha presidencial de 2014, economistas como Armínio Fraga declaravam para seus íntimos círculos empresariais que o salário mínimo no Brasil estava “muito alto”. Hoje, com a recessão, os salários médios do setor industrial caíram abaixo dos chineses. [1] Mas isso parece não bastar. E se por acaso o “argumento liberal” falhar, resta a repressão, como afirmou recentemente Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central: “nenhuma boquinha terminou no Brasil sem certa dose de esperneio e gás lacrimogêneo”. [2] Nem sempre isso é dito de forma tão direta. Segundo a fala branda dos “experts”, essa recomposição das margens de lucro estimulará o investimento e a geração de empregos, neutralizando ou pelo menos contrabalançando fatores de crise ou estrangulamento que tendem a adiar a retomada do crescimento, tais como o grande endividamento público e privado (empresas e famílias), a concorrência externa (sobretudo a asiática), a instabilidade política do país, o câmbio e os juros elevados, a infraestrutura social e produtiva inadequadas, a pesada carga tributária, a burocracia nacional etc.


Voyager1.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...