sábado, 11 de novembro de 2017

Rubens Pinto Lyra: Teoria Política e Realidade Brasileira: incidências sobre a conjuntura política atual”

Rubens Pinto Lyra lança livro na próxima na próxima 2ª feira (13)

O professor Rubens Pinto Lyra lança na próxima segunda-feira (13/11) seu novo trabalho, o livro “Teoria Política e Realidade Brasileira: incidências sobre a conjuntura política atual” (Campina Grande, Editora da UEPB, 2017, 284 p.). O evento será realizado no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), do campus I da UFPB, em João Pessoa, a partir das 19h.

Um debate sobre Teoria Política e Realidade Brasileira, coordenado pelo Prof. Dr. Guiseppe Tosi, precederá o lançamento da obra. Participarão também da atividade, como expositores, os cientistas político José Henrique Artigas Godoy e Marcos Costa Lima, e o governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho.



Presidente do Centro Brasileiro de Estudos Sociais e Políticos (CEBESP), Rubens Pinto Lyra é doutor em Direito, na área de política e Estado, pela Universidade de Nancy (França-1975), pós-doutor pela Universidade de Picardie (França-1991). Foi professor dos cursos de Pós-Graduação em Sociologia e em Direito da UFPB e do Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Potiguar (RN). Fundou e dirigiu a Associação Brasileira dos Ouvidores e o Fórum Nacional das Ouvidorias Universitárias.



Em “Teoria Política e Realidade Brasileira: incidências sobre a conjuntura política atual” ele faz uma coletânea de textos próprios, frutos de estudos que remetem à realidade que vivenciamos no dia a dia, aos desdobramentos dramáticos da presente conjuntura política.



A obra ajuda a compreender como as teorias políticas mais influentes na história foram arquitetadas, e de que maneira elas determinam a vida política atual, especialmente a brasileira, como no artigo que trata do “estado da arte” da nossa democracia e analisa o protagonismo do Poder Judiciário e o do Ministério Público, expondo as limitações e riscos decorrentes do ativismo judicial. E, também, em outro artigo que estuda a ouvidoria pública brasileira – com foco nas ouvidorias judiciais – apontando para a necessidade premente da instituição de mecanismos participativos autônomos de controle da administração pública.



———————————-



AGENDE-SE

Lançamento do livro “TEORIA POLÍTICA E REALIDADE BRASILEIRA: incidências sobre a conjuntura política atual”

Data: segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Horário: 19h

Local: Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), do campus I da UFPB

————————————-



Leia abaixo o texto de contracapa da publicação, escrito pelo cientista político José Henrique Artigas Godoy:

TEORIA POLITICA E REALIDADE BRASILEIRA

Esse novo livro do Professor Rubens Pinto Lyra se compõe de uma coletânea de artigos que abordam temas da atual conjuntura brasileira, os quatro grandes clássicos da Ciência Política (Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau) e os dois expoentes do marxismo dos séculos XIX e XX (Kautsky e Gramsci).



O leit motiv dos trabalhos de Lyra é o estudo da democracia real, com todas as suas limitações – como demonstra a sua análise da conjuntura político-jurídica brasileira – mas também, com o seu rico potencial de crescimento e de superação das graves dificuldades da hora presente.

As teorias abordadas nesta obra são indispensáveis para o conhecimento da democracia e do socialismo, o que significa dizer, para enfrentamento de nossos problemas sociais e políticos, mediante estratégias de contra-hegemonia, que resgatem não apenas reivindicações corporativas, mas alcancem a dimensão política da sociedade como o todo, inclusive a esfera ideológico-cultural.



Um traço característico desta coletânea consiste na relação que o autor procura estabelecer entre as formulações dos teóricos por ele estudados com as realidades vividas nos tempos atuais, no aqui e agora, sobretudo no Brasil. Para Rubens Pinto Lyra, o conhecimento da teoria só tem utilidade na exata medida em que possa servir para iluminar a práxis concreta dos atores sociais.



Nesse livro, é perceptível a marca do militante, que ao longo de quarenta e cinco anos exercitou íntima e ininterrupta convivência com as teorias aqui expostas, e com os institutos de democracia participativa, para cujo estudo dedicou o melhor de suas energias – temas imprescindíveis ao entendimento de sua práxis política e a de toda a sociedade.



Ressalte-se a preocupação de Pinto Lyra com a clareza e a objetividade de seus textos, ainda mais se levando em conta o caráter fortemente analítico de sua obra, que não prima por truísmos nem por concessões a uma abordagem superficial, meramente descritiva. Essas características valorizam a linguagem didática, sem preciosismos teóricos, citações ininteligíveis e questões complexas, expostas, mas não devidamente explicadas.



As ciências sociais, em particular a Ciência Política, carecem de textos, como os que nos são oferecidos, associando, sempre, o compromisso apaixonado de uma vida de luta pela transformação democrática da sociedade, com a abordagem crítica das mazelas da política brasileira, notadamente as da esquerda. Pois que, da sua superação, depende a possibilidade de se instituir uma nova “legalidade libertária”, concretizando os sonhos de uma progressão contínua, rumo a uma sociedade lastreada no desenvolvimento econômico, na democracia, na ética, na política e na justiça social.





Adufpb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...