quinta-feira, 9 de julho de 2015

Ibope: Mídia é manipuladora e interesseira


Mídia é manipuladora e interesseira ao atacar Governo Dilma, diz nova pesquisa Ibope

 Os veículos de comunicação podem ter culpa no sentimento de pessimismo dos brasileiros: 41% acham que a imprensa mostra uma situação econômica mais negativa do que o próprio entrevistado percebe no seu dia a dia, contra 28% que discordam dessa posição


 
Os entrevistados também foram questionados quanto as áreas nas quais o Brasil tem os maiores problemas. A saúde aparece em primeiro lugar, quando somadas as três principais menções dos entrevistados, com 61% das citações. Na sequência estão segurança/violência (37%), drogas (35%), educação (34%) e combate à corrupção (27%).
 

A pesquisa mostra ainda que a maioria da população não sabe qual é o atual índice de inflação no país. Ao serem questionados, 35% declaram que não sabem ou preferem não responder, cerca de dois entrevistados em cada 10 (19%) dizem que é maior do que 12%, essa mesma proporção (18%) afirmam que o índice está entre 9% e 12% e 4% mencionam que a inflação é menor que 4%. Um quarto dos brasileiros (25%) cita que o índice está entre 4% e 8%, respondendo de acordo com o cenário atual, que é de um IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado de 4,56% até abril.
 

Boa parte dos brasileiros (43%) acha ainda que a inflação atual é maior do que era no governo de Fernando Henrique Cardoso, contra apenas 22% que pensam o contrário. No fim de 2002, último ano de FHC na presidência, o IPCA foi de 12,5%.
 

A maioria dos brasileiros também desconhece a atual taxa de desemprego do país, que foi de 6,4% em abril. Apenas 15% dos entrevistados citam que o desemprego está entre 4% e 8%, enquanto 27% dizem que é maior do que 12%, dois em cada 10 entrevistados (20%) mencionam que está entre 9% e 12% e apenas 3% dizem ser menor do que 4%. Há ainda 35% que não sabem ou preferem não responder.
 

Os veículos de comunicação podem ter culpa no sentimento de pessimismo dos brasileiros: 41% acham que a imprensa mostra uma situação econômica mais negativa do que o próprio entrevistado percebe no seu dia a dia, contra 28% que discordam dessa posição.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de maio de 2015. Foram ouvidas 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. [IBOPE]
 
Portal Metropole


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...