quarta-feira, 15 de julho de 2015

2º Grito da Terra e das Águas da Paraíba



FETAG-PB se reunirá com Banco do Nordeste e Cooperar para discutir 2º Grito da Terra e das Águas, nesta terça (14).
A questão do endividamento rural é o principal ponto da pauta de reivindicações que a Comissão de Negociação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (FETAG-PB) apresentará, nesta terça-feira (14), ao superintendente do Banco do Nordeste (BNB) na Paraíba, Wesley Márcio Gonçalves Maciel.
O encontro acontecerá às 10h, na sede da superintendência do BNB, em João Pessoa. Às 15h, será a vez da Comissão se reunir com o presidente do Projeto Cooperar, Roberto Vital.

As audiências antecedem a realização do “2º Grito da Terra e das Águas da Paraíba”, que a FETAG-PB realiza, no dia 23 de julho e que marcará as comemorações pelo Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, que transcorre oficialmente no dia 25 de julho.

“O objetivo dessas audiências é apresentar a cada um desses órgãos e secretarias do Governo do Estado e do Governo Federal, a pauta de reivindicações, para que no dia do evento, tenhamos respostas concretas para os principais problemas enfrentados pela população do Campo”, explicou o presidente da FETAG-PB, Liberalino Lucena.

A expectativa é reunir, no dia 23 de julho, cerca de 1.500 mil Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de vários municípios paraibanos. A Comissão de Negociação do “2º Grito da Terra e das Águas da Paraíba” é formada pelo presidente da FETAG-PB, Liberalino Lucena, e representantes de várias microrregiões do estado.

Audiência no Incra – A situação dos assentamentos coordenados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Paraíba, foi o principal ponto debatido durante o encontro com o superintendente do órgão, Cleofas Cajú.

Várias questões foram abordadas dentro desse assunto, como: a necessidade de recuperação imediata dos projetos de assentamento antigos e atuais, bem como de suas áreas de reserva legal, assegurando as estruturas necessárias.

Garantir a efetivação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR); Cadastramento Ambiental Rural (CAR); dentro dos assentamentos, além de se realizar um recadastramento das famílias assentadas, que se encontram fora da relação dos beneficiários do Incra, foram temas que também mereceram destaque.  

FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PB - Neudja Rodrigues 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...