segunda-feira, 20 de julho de 2015

Remoção de arvores na Lagoa comprova: Prefeitura tem cérebro oco.



Prefeitura remove árvores doentes e com risco de tombamento na Lagoa
 
Troncos ocos motivaram remoção
 
A Prefeitura de João Pessoa fez neste fim de semana a retirada de sete árvores que estavam doentes e apresentavam riscos de tombamento na área no Parque Solon de Lucena. A retirada foi autorizada após laudo feito pelos técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente, que constataram não haver possibilidade de recuperação das espécies.


 

Das árvores retiradas, duas eram da espécie palmeiras dendezeiros, uma pitombeira, uma castanhola, um cajueiro e duas leucenas. As duas palmeiras e a pitombeira apresentavam risco de tombamento por estarem com os troncos ocos. Além disso, os troncos dessas árvores tinham pregos encravados, que abriram fissuras, facilitando a infestação por fungos. Já a castanhola, o cajueiro e as duas leucenas apresentavam riscos à rede coletora de esgoto e instabilidade que poderia culminar com desabamento.
 

A Semam esclarece que todas as árvores que estão em áreas urbanas, como canteiros de praças e avenidas, que são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de João Pessoa, passam por podas periódicas e exames de ultrassom, onde são verificadas as condições fitossanitárias da espécie. Em caso de infestação, elas são tratadas de forma adequada e, no último caso, feita a retirada da espécie.
 

Revitalização do Parque – Com o projeto de revitalização do Parque Solon de Lucena, será feito o replantio de espécies nativas como Pau Brasil, Sibipiruna, Sucupira, Ipês e Oitizeiros – árvores que, por serem nativas, se adaptam melhor ao clima, crescem mais rápido e apresentam maior resistência às pragas.
 

Parlamento PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...