sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Luiz Couto registra denúncia contra indústria Monte Alegre

Vinhoto no Rio Mamanguape


O deputado Luiz Couto (PT) registrou, no plenário da Câmara Federal, a denúncia encaminhada pelo indígena Potiguara, de Baia da Traição (PB), conhecido como Capitão, dando conta de que no dia 12 deste mês a Indústria de açúcar Monte Alegre, com sede em Mamanguape, derramou vinhoto nas águas do Rio Mamanguape matando milhares de peixes, camarões e outros crustáceos.

Luiz Couto disse que aproximadamente 500 famílias das aldeias Jaraguá (Rio Tinto), Três Rios, Tramataia e Camurupim (Marcação) estão prejudicadas. "Capitão relatou que pescadores indígenas se encontram desolados sem saber como agir, já que a pesca é o principal meio de sobrevivência dos índios, que agora se questionam o que vão fazer depois dessa tragédia".

O parlamentar destacou que o laudo apresentado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema/PB) foi considerado pelos Potiguaras como uma vergonha. Após enfatizar o seu apoio à luta do povo indígena, Luiz Couto afirmou que enviará ofícios às autoridades da Paraíba para que apurem a denúncia e punam os responsáveis pela destruição do meio ambiente e do Rio Mamanguape.

"Esperamos que as autoridades competentes tomem as providências para que as verdadeiras causas deste crime sejam apuradas, e que a Indústria Monte Alegre possa pagar por este crime", ressaltou.

Parlamentopb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...