sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Movimentos Sociais, o Congresso e as Eleições

Congresso é Campo de Luta  para Movimentos Sociais
Ivana Bentes

O "antipetismo" e o delirio de onipotência! Os memes antipetistas furiosos (outrora uma "reserva de discurso" da Veja e do PSDB), uma espécie de "tudo menos o PT", "tudo menos Dilma" transbordaram os limites dos discursos de ódio e simplificação da direita e chegam na intelectualidade bem pensante de uma forma bastante sintomática nesta eleição. 


A maior e enorme simplificação é colocar toda a culpa dos males do Brasil no PT e no governo. Numa espécie de delirio de onipotência demonizante são apagadas todas as demais forças oponentes (de dentro do Partido e do gov) ao atual estado das coisas. Também as forças obscurantistas mais terriveis desaparecem para facilitar a retórica fetichista. Não se fala, não se nomeia os madereiros, agronegócio, mineradores, os lobbystas na midia e as forças mais terriveis das corporações que operam no Congresso e em TODOS os partidos! 

É fato que as politicas indigenas no gov Dilma foram pífias e no cabo de guerra (codigo florestal, Belo Monte, etc) perdeu-se. Mas não chega ao debate o que interessa: as corporações, o agronegócio, as mineradoras... Fica uma discussão pobre, eleitoreira e de "fetiche": O mal maior é o governo Dilma e o PT. Enfim, vamos debater de forma mais franca e complexa! Fora que essa é uma disputa dentro do PT e dentro do Governo e dentro de Movimentos sociais importantes (como o MST) que estão DENTRO do gov. Os movimentos que defendem a causa indigena também estão DENTRO e passam por dentro do partido. Muito mais produtivo e interessante seria mapear quem são DENTRO DO PT e deste governo os aliados da causa indigena e trabalhar COM ELES para reverter os retrocessos, ao inves de detonar todo o campo em disputa. 

Os movimentos que fazem hoje a melhor e mais dura oposição ao gov estão ou vieram de dentro desse mesmo campo. 

Achar que pode passar ao largo do Congresso para conseguir VITORIAS PUBLICAS nas politicas indigenas ou em quaisquer outras não me parece uma boa estratégia. Obviamente a força dos movimentos que vem do "fora", que vem de quem sofre com as politicas é decisivo, mas não é suficiente. Todos os lugares são lugares de luta. Fora que repetir todo dia que "tá tudo dominado" só faz sorrir os obscurantistas e desanimar os que estão no front!

P.S. O meme simplificador é a vitória das estratégias de midia e do marketing contra tudo que sempre apostamos. Quando a retórica se iguala (em campos opostos) quem perdeu foi o pensamento!



Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...